Mundo

Eurodeputada madeirense conclui acordo para directivas de segurança no mar

None

A eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) foi a relatora do Partido Popular Europeu (PPE) nas negociações tripartidas entre Comissão Europeia, Conselho Europeu e o Parlamento Europeu que permitiram alcançar um conjunto de compromissos que visam reduzir os encargos e a burocracia para o sector marítimo, através da simplificação dos procedimentos de inspecções dos navios e do uso de soluções digitais para a contagem e transmissão de informações dos passageiros. Trata-se de “um acordo fulcral na defesa e segurança marítimas”, considerou a parlamentar madeirense sobre as duas directivas europeias em preparação.

Num comunicado divulgado hoje pelo seu gabinete, a Cláudia Monteiro de Aguiar sublinha que este acordo permite “melhorar a segurança dos passageiros através de uma simplificação de procedimentos e da inclusão de soluções digitais no processo de transmissão das informações”. Em caso de acidente as equipas de salvamento têm ao seu dispor identificação imediata do número de passageiros a bordo e toda a informação necessária de forma mais célere e eficiente.

Já em relação ao regime de inspecções abre-se caminho a “um quadro mais claro, simples e harmonizado para permitir eliminar as sobreposições de inspecções, feitas pelas autoridades nacionais, e tentar enquadrar estas, com outras vistorias existentes”. “Queremos navios operacionais, inspecionados, mas que consigam estar mais tempo no mar, ao serviço da população, do que atracados nos portos em vistorias muitas deles duplicadas”, acrescenta a mesma nota.

Este acordo sobre as duas directivas será votado no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.