Mundo

Coreia do Sul detecta duas estirpes altamente patogénicas de gripe aviária

Foto Reuters
Foto Reuters

As autoridades da Coreia do Sul anunciaram hoje ter detectado duas estirpes altamente patogénicas do vírus da gripe aviária, cuja origem é atribuída a aves migratórias.

As duas estirpes do vírus foram detectadas em instalações de criação de patos da província de Jeolla do Sul, no sudoeste do país.

A primeira, detectada em 19 de Novembro, é do subtipo H5N6. A segunda estirpe, cujo alerta foi dado em 2 de Dezembro, é do mesmo subtipo, embora a sequência genética do vírus seja ligeiramente diferente.

As variantes altamente patogénicas do vírus são aquelas que, segundo a Organização Mundial de Saúde, podem fazer com que as aves fiquem gravemente doentes e têm uma elevada taxa de mortalidade.

A Coreia do Sul intensificou, nas últimas semanas, as medidas de quarentena nas instalações de criação de patos em Jeolla do Sul, após a descoberta dos casos de gripe aviária.

No início do mês, após ter sido detectado outro caso, as autoridades da Coreia do Sul ordenaram o abate de cerca de 76 mil patos em cinco quintas localizadas num raio de três quilómetros em torno do foco de infecção.

No ano passado, a Coreia do Sul teve de sacrificar mais de 30 milhões de aves para conter aquele que foi o pior surto de gripe aviária registado no país asiático.