Mundo

Activista paquistanês libertado após sete meses de sequestro

None

Um activista paquistanês, desaparecido desde dezembro do ano passado, regressou a casa depois de ter sido libertado pelos sequestradores, anunciaram hoje as autoridades do país.

Raza Mahmood Khan, de 40 anos, foi sequestrado em sua casa, em Lahore, no sul do país, depois de protagonizar uma campanha a favor da melhoria das relações entre o Paquistão e a vizinha Índia.

Os dois países disputam a região de Caxemira desde a divisão do subcontinente com a retirada do Império britânico, em 1947, envolvendo-se em duas guerras e numerosos conflitos menores.

Nos últimos meses, organizações internacionais têm condenado a repressão e a falta de liberdade de expressão no Paquistão, país que tem vivido uma conturbada campanha eleitoral, na qual se registaram mais de 170 mortos. Os paquistaneses vão às urnas daqui a cinco dias.

Na segunda-feira, a Comissão de Direitos Humanos (HRC) do Paquistão considerou que as próximas eleições gerais e provinciais agendadas para 25 de julho estão em risco, denunciando as tentativas “explícitas, agressivas e ousadas” de manipular os resultados.