Madeira

UMa integra novo projeto de investigação na área da biodiversidade

None

A Universidade da Madeira, através do Centro de Química da Madeira (CQM), anuncia que é parceira do novo projecto de investigação, denominado EcoFibras - Valorização ecosustentável de espécies vegetais invasoras da Macaronésia para a obtenção de fibras industriais.

O projecto, que teve início a 1 de Janeiro de 2017, tem uma duração total de 3 anos e um orçamento de pouco menos de um milhão de euros, financiado em cerca de €800.000, pelo programa de cooperação territorial MAC 2014-2020, primeira chamada, através de fundos FEDER.

De acordo com uma nota divulgada esta manhã pela UMa, este projecto enquadra-se no eixo 4 da cooperação transnacional, dedicada a preservar e proteger o meio ambiente e a promover a eficiência dos recursos naturais, em especial para a protecção e restauração da biodiversidade.

Estão envolvidos no projecto, a Universidade de Las Palmas, que actua como chefe de fila, a Universidade da Madeira/CQM, o Cabildo de Gran Canaria, através do Jardim Botânico Canário Viera e Clavijo, a Universidade dos Açores, e a Fundação Gaspar Frutuoso.

A primeira reunião presencial, entre todos os parceiros do projecto, terá lugar no dia 27 de Fevereiro, no Parque da Ciência - Tecnologia ULPGC (Tafira Campus), Las Palmas, Gran Canária.

O EcoFibras baseia-se na exploração de fibras naturais de espécies vegetais invasoras da Macaronésia, tais como L. A. donax (cana-do-reino ou cana-vieira), Pennisetum setaceum (conhecido como rabo de gato), Agave Americana (pita) e Ricinus communis (rícino ou mamona), todos propagados sem controle nos três arquipélagos envolvidos no projecto (Canárias, Açores e Madeira), e que figuram na TOP100 das espécies invasoras mais perigosas da União Internacional para a Conservação da Natureza. A proposta também aborda a caracterização dos fluxos de resíduos da biomassa, gerados como resultado do processo de extração das fibras e a produção de materiais compósito (polímero + fibra natural + nanopartículas) e estudo das suas propriedades para aplicações industriais.