Turismo Madeira

Turismo já vale mais de um quarto do PIB madeirense

Esta é uma das muitas conclusões dos estudos apresentados hoje no I Colóquio de Estatística Regional

None

No I Colóquio de Estatística Regional, que decorre esta tarde no Funchal, a Direcção Regional de Estatística da Madeira apresenta três estudos, um dos quais conclui que o sector do Turismo já representa mais de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) da Madeira.

Segundo Paulo Baptista Vieira, directora regional de Estatística salientou que a Conta Satélite do Turismo, que permite medir o peso do sector na economia e no emprego, o Inquérito ao Turismo Internacional, realizado no Aeroporto da Madeira e no Porto do Funchal entre 2015 e 2016 e o mais vasto alguma vez realizado com turistas (13.500 entrevistas) e, ainda, um Inquérito sobre o Timesharing, que é o primeiro no país sobre esta área de negócio do turismo.

Sobre os resultados, o responsável destacou três resultados: o consumo turístico em relação ao PIB, que é de 26,6%; embora na prática o Valor Acrescentado do Turismo sobre o Valor Acrescentado Bruto seja de 15,9%, quase duas vezes e meia superior à média nacional (6,7%); o turismo também emprega cerca de 20 mil pessoas, ou seja 16,7% do emprego total na Região. “Os três revelam aumentos face a anteriores dados e superiores à média nacional”, frisa, “o que mostra a especialização do Turismo na economia da Região”.

Já sobre o Inquérito ao Turismo Internacional, os principais dados são: a idade média do turista é de 48 anos e a idade média do excursionista (passageiros de cruzeiros) é de 60 anos, e em ambos os casos a maior parte têm estudos superiores; os turistas estão no activo (trabalham), a maior parte dos excursionistas são reformados; quanto à satisfação dos mesmos com o destino Madeira é de cerca de 90%; e ainda os gastos médios é de 124 euros diários para os turistas (mais 8 euros do que em 2013) e os excursionistas gastam cerca de 63 euros.

Paulo Baptista Vieira salienta ainda que a próxima Conta Satélite sectorial irá apurar o peso do Mar (actividades marítimas) na economia regional.