Madeira

Tempo muito quente coloca zonas montanhosas da Madeira em alerta laranja até amanhã

A partir de sábado, prevê-se uma descida da temperatura na ordem dos 2 a 4 graus celsius

Foto DR
Foto DR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou, no início da tarde desta terça-feira, um alerta laranja para as zonas montanhosas da Madeira, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, que se deverá prolongar até amanhã à noite.

Victor Prior, director da delegação da Madeira do IPMA, explicou ao DIÁRIO que o estado do tempo na Madeira e no Porto Santo será condicionado pela presença de uma massa de ar tropical quente e seca até à próxima sexta-feira, 25 de Agosto, sendo que nas “regiões costeiras e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira e do Porto Santo, a temperatura máxima do ar será da ordem de 26 a 29 graus celsius, sendo que os valores mais altos deverão ser registados na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira”, em especial no dia de hoje.

Neste período, Victor Prior prevê que “nas regiões montanhosas, acima dos 500 metros de altitude, a humidade relativa do ar seja persistentemente baixa, com valores inferiores a 40 %. Nos pontos mais altos da ilha da Madeira, os valores da humidade relativa do ar poderão chegar a valores inferiores a 20%”, refere.

A partir de sábado, dia 26, espera-se uma descida da temperatura máxima do ar, da ordem dos 2 a 4 graus celsius.