Teatro Municipal Baltazar Dias exibe na quinta-feira o filme ‘A Vossa Terra’

07 Nov 2017 / 20:17 H.

O Teatro Municipal Baltazar Dias exibe esta quinta-feira, dia 9 de Novembro de 2017, pelas 21 horas, o filme ‘A VOSSA TERRA. Paisagens de Gonçalo Ribeiro Telles’, do realizador português João Mário Grilo, no âmbito do programa cultural do III Colóquio Internacional INSULA.

Dando continuidade a um projeto cinematográfico mais abrangente dedicado à arquitetura e ao pensamento arquitetónico portugueses, iniciado em 2010 com a rodagem do filme A VOSSA CASA (2012), então, sobre a obra de Raul Lino (Lisboa, 1879-1974), em A VOSSA TERRA. Paisagens de Gonçalo Ribeiro Telles, João Mário Grilo propõe-se “pensar e documentar”, agora, a obra de Gonçalo Ribeiro Telles, homenageando, assim, este discípulo de Francisco Caldeira Cabral e um dos mais ativos e inspiradores arquitetos paisagistas portugueses, que, em 2013, veria o seu trabalho reconhecido com a atribuição do Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, a mais importante distinção internacional no âmbito da arquitetura paisagista

Revisitando a bibliografia produzida por Gonçalo Ribeiro Telles ao longo dos mais de 50 anos de trabalho na área da paisagem, do ordenamento do território e do ambiente, João Mário Grilo cruza, neste seu documentário, esses textos com imagens de arquivo e com testemunhos, anotações e comentários mais intimistas, recentemente concedidos pelo arquiteto, em cuja obra se destacam projetos como os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, o Vale de Alcântara e a Radial de Benfica, o Vale de Chelas, o Parque Periférico ou, entre muitos outros, o da Integração da Zona Ribeirinha Oriental e Ocidental de Lisboa na Estrutura Verde Principal da capital portuguesa.

Após a exibição de A VOSSA TERRA, seguir-se-á uma conversa com o realizador e com a argumentista (Inês Beleza Barreiros), moderada por um convidado participante no Colóquio Internacional INSULA. Para Além de Natureza/Artifício.

Aberta à participação do público, esta conversa incidirá sobre os dois filmes da série: A VOSSA TERRA e A VOSSA CASA, o último dos quais será também projetado no Funchal, no dia anterior, pelas 21:00, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira.

Ambas as sessões terão entrada gratuita, mediante levantamento prévio dos bilhetes.

Outras Notícias