Madeira

Secretário satisfeito e orgulhoso com a “consciência ecológica”

Bandeira Verde hasteada pela 7ª vez no Serviço Técnico de Educação Especial, na Quinta do Leme

None

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve hoje na cerimónia do hastear da Bandeira Verde eco-escolas no Serviço Técnico de Educação Especial (STEE), na Quinta do Leme, presença vincada com “muita satisfação e orgulho” por ver ser hasteada pela 7ª vez a bandeira naquele espaço.

Acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de Santo António, e damais responsáveis, Jorge Carvalho enalteceu a importância de “criar esta consciência ecológica” e assim “também contribuir para esse grande desígnio que é o de procurar ter uma atitude e uma actividade sustentável para que os recursos no nosso planeta possam manter-se, também eles, sustentáveis e dessa forma manter a nossa qualidade de vida”. Consciência que disse ser determinante para que “os grandes tormentos que as questões ambientais colocam à sociedade possam ser evitados ou retardados”.

Dirigindo-se aos presentes, o secretário com a tutela da Educação reconheceu e elogiou “todos os que têm interpretado e compreendido muito bem a necessidade de criarmos essa consciência aos diferentes níveis”.

Opinião que também vincula o próprio Governo Regional, ao reconhecer que “cabe a nós, enquanto responsáveis pelas áreas da formação, criarmos as condições para que toda a sociedade possa usufruir desses conceitos e daquilo que são os princípios preconizados por essa formação e educação”, disse.

Grato com “o trabalho, o empenho, a dedicação dos nossos colaboradores” nesta área da sensibilização ambiental, Jorge Carvalho concluiu que era com “orgulho” que assistia ao hastear do galardão que comprova as boas práticas naquele estabelecimento.

O Eco-Escolas é um programa internacional da ‘Foundation for Environmental Education’, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola, permitindo a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada estabelecimento de ensino relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.