Se gosta de jazz, passe os olhos pela agenda desta quinta-feira

11 Jul 2018 / 19:00 H.

Funchal Jazz no Parque de Santa Catarina

O Funchal Jazz Festival, evento organizado pela Câmara Municipal do Funchal, decorre nos Jardins do Parque Santa Catarina. Este evento tem a participação de alguns dos mais prestigiados artistas e grupos nacionais e internacionais do mundo do jazz, constituindo uma referência no calendário cultural da região e que invade a cidade do Funchal com animação na rua e nos bares, entre outras actividades programadas para os dias em que decorre o festival.

Apresentação do livro ‘Levantamento Cromático’

Às 19h00, na Galeria dos Prazeres, será apresentado o livro ‘Levantamento Cromático’ do artista Miguel Ângelo Martins, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, do coordenador da Quinta Pedagógica dos Prazeres, padre Rui Sousa, e dos autores dos textos incluídos no livro: Isabel Santa Clara, Martinho Mendes, Emanuel Gaspar, Teresa Jardim e Hugo Olim. ‘Levantamento Cromático’ é um projecto pictórico de Miguel Ângelo Martins realizado nos Prazeres, Ilha da Madeira, no Verão de 2015. Consistiu na elaboração e catalogação ‘in situ’ da cor local aplicada nas fachadas das casas, tendo a pintura sido experimentada simultaneamente como matéria, acção e, sobretudo, princípio orientador do olhar. Na cerimónia será apresentado o vídeo sobre a exposição de Miguel Ângelo Martins, na Galeria dos Prazeres, que deu origem ao livro “Levantamento Cromático”.

Encontro Regional de professores de Matemática

A Associação de Professores de Matemática (APM), através do seu Núcleo Regional, realiza um encontro regional de professores de Matemática, envolvendo professores de todos os níveis de ensino (desde o primeiro ciclo até ao secundário). O evento conta com a participação de investigadores da Universidade dos Coimbra, da Universidade da Madeira e da Universidade do Porto, além de professores de cada um dos ciclos anteriormente referidos. O encontro realizar-se-á na Escola Secundária de Francisco Franco, nos dias 12 e 13 de Julho, e na sua abertura contará com a presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, da vice-reitora da Universidade da Madeira, professora Elsa Fernandes, do vereador João Pedro Vieira, responsável pelo pelouro da Juventude na Câmara Municipal do Funchal e do presidente do Conselho Executivo da escola anfitriã, Dr. António Pires. Os trabalhos a realizar nesses dias envolvem sessões práticas, palestras e uma mesa redonda, cujo título é ‘Novas Metas e Flexibilidade - que futuro?’, que pretende analisar, sob diversos pontos de vista, as alterações que os novos programas de Matemática têm produzido no ensino desta disciplina e a relação destes com a flexibilidade curricular.

Banco Alimentar Contra a Fome e GR fazem balanço da actividades das mercearias sociais

No âmbito do projecto-piloto de criação de Mercearias Sociais gerido pelo Banco Alimentar Contra a Fome, em parceria com a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS), terá lugar no auditório da SRIAS pelas 12 horas, uma reunião de balanço sobre o trabalho desenvolvido pelas mercearias sociais junto da população, nomeadamente no Bairro do Hospital, através da Associação Luís de Camões e no Bairro da Ribeira Grande, através da Associação de Desenvolvimento de Santo António. O objectivo da mercearia social é dar mais dignidade às famílias, libertando-as da pressão social de se dirigir a instituições de apoio, podendo numa lógica de proximidade (no seu bairro) estar num espaço onde podem seleccionar os produtos de acordo com as suas preferências e necessidades, e baseia-se num sistema de créditos por família, de acordo com as características do agregado familiar e as necessidades de cada família. Refira-se que as mercearias sociais são abastecidas por donativos, graças a diversas parcerias regionais existentes contra o desperdício alimentar.

Rita Andrade visita ExpoMadeira

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, visita, pelas 19 horas, a ExpoMadeira 2018, a decorrer no estádio dos Barreiros. Pelas 19h30, terá lugar uma entrega de cabazes solidários a 5 Instituições Particulares de Solidariedade Social no stand da Insular, como resultado de uma parceria entre esta empresa, a Universidade da Madeira e a Ordem dos Engenheiros, que organizaram o concurso ‘UMa ponte de esparguete’.

Assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município do Funchal e a EAPN Portugal

Pelas 15h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal, decorrerá a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município do Funchal e a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza. Estarão presentes na ocasião o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, padre Agostinho Jardim Moreira, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo.

Secretária do Ambiente participa em encontro da Comissão das Ilhas

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, participa, nos dias 12 e 13 de Julho, em Bastia, (França), na Assembleia Geral Anual da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas (CRPM). A CRPM é uma organização em que participam mais de 160 Regiões de 25 Estados da União Europeia, representando aproximadamente 200 milhões de cidadãos, a qual promove uma acção em favor de um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu. O encontro reúne representantes das diferentes ilhas europeias, abordando quatro temáticas diferentes: i) o impacto da Política de Coesão pós 2020 para as ilhas; ii) o transporte e a acessibilidade nas ilhas europeias; iii) o turismo sustentável e a protecção da biodiversidade insular; iv) a transição energética e a descarbonização das economias insulares. Susana Prada intervém, como oradora, no primeiro dia de trabalhos, abordando questões relacionadas com a Política de Coesão pós 2020.

Tópicos

Outras Notícias