Madeira

Quatro vozes da rádio nacional participam em duas conferências no Funchal

None

Adelino Gomes, Francisco Sena Santos, Rui Pêgo e António Mendes são vozes confirmadas em duas conferências que a RTP realiza esta semana no Funchal.

Tratam-de de oradores que foram “os principais protagonistas da rádio em Portugal do último meio século, a que se juntam a geração que aceitou o desafio de continuar a manter a rádio como a principal auto estrada da comunicação e divulgação cultural”, refere a rádio pública.

A 22 de Outubro a rádio pública assinala cinquenta anos de emissões ininterruptas na Madeira, primeiro como delegação da Emissora Nacional, depois como Radiodifusão Portuguesa (RDP) e mais recentemente como Antena 1 Madeira, surgindo a Antena 3-Madeira (1996) como sucessora do primeiro canal em Portugal vocacionado para a música e para os jovens, o Super FM Madeira (1985).

Com estas conferências a RTP pretende recordar a história da rádio dos últimos cinquenta anos, “o que mudou na forma de comunicar, programar e de disponibilizar conteúdos aos ouvintes e qual a relevância que a rádio tem nos nossos dias”.

“Assinalar e festejar o percurso feito, com os olhos postos no futuro junta no teatro gerações distintas, de jornalistas, locutores e professores, constituindo a participação dos jornalistas madeirenses um contributo indispensável a esta reflexão que é aberta a todos os profissionais do sector, estudantes e futuros candidatos à profissão ou simples curiosos” é propósito do vento que tem o seguinte programa:

QUARTA-FEIRA, 18 de Outubro, 17 horas no Teatro Baltazar Dias

• Adelino Gomes, jornalista

• Francisco Sena Santos, jornalista

• Paula Cordeiro, professora e investigadora

MODERADOR: João Carramanho, jornalista da Antena 1 -Madeira

QUINTA-FEIRA, 19 de Outubro, 17 horas no Teatro Baltazar Dias

• Rui Pêgo, director da Antena 1 e RDP Internacional

• António Mendes, director da RFM

• Paula Cordeiro, professora e investigadora

MODERADOR: Carlos Pestana, responsável programas Antena 1/Antena 3 Madeira