Madeira

PS quer ouvir no parlamento regional explicações de Nélia Sousa, Presidente da ARM

None

O Grupo Parlamentar do PS-M deu entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a um pedido de audição parlamentar à presidente do Conselho de Administração da ARM - Águas e Resíduos da Madeira, Nélia Sousa.

Em causa estarão, de acordo com os registos da Agência para o Desenvolvimento e Coesão da União Europeia (UE), mais de 63,5 milhões de euros em projectos aprovados pela União Europeia que a ARM dispõe e permanecem por executar.

Dizx o PS que, desde 2016 até ao presente, a ARM já inscreveu 15 empreitadas, todas consideradas fundamentais para a gestão da empresa, bem como para fazer face às necessidades de serviço de abastecimento de milhares de casas e terrenos agrícolas da Região Autónoma da Madeira. Contudo, “apenas 6 dos 15 projectos seguiram os parâmetros normais até à adjudicação, sendo a taxa de execução de apenas 14,22%, enquanto as empreitadas apresentadas ao público representaram 72 milhões de euros, ou seja, apenas 9 milhões foram aplicados, nestes últimos dois anos”.

Considerando o volume acentuado de projectos aprovados pela UE, “não se percebe as razões de tão baixo nível de execução dos fundos europeus”. Daí que os socialistas queiram saber as razões pelas quais existe tão baixa taxa de concretização de empreitadas lançadas a concurso público.

“Nestes termos, o Grupo Parlamentar do PS-M solicitou a marcação de uma audição parlamentar à presidente do Conselho de Administração da ARM, Nélia Sousa, de modo a serem prestados esclarecimentos sobre este assunto”.