Madeira

Pedro Ramos salienta importância dos jovens falarem sobre saúde

None

O secretário da Saúde reforçou que a estratégia da proximidade tem sido um dos grandes objectivos da secretaria que tutela, relação que tem que ser espelhada não só no que diz respeito aos utentes, mas também para com os profissionais. Pedro Ramos frisou o trabalho que tem vindo a ser desempenhado pelos psicólogos, nomeadamente em situações de catástrofes.

“A saúde mental transformou-se num problema em 2017 e, hoje em dia, já não é um problema (...). Estamos num momento de grande equilíbrio, quando estamos na nossa organização, que são cinco mil profissionais, de todas as áreas no SESARAM, para tratar de 250 mil pessoas, que é a população da RAM”, disse o secretário.

Pedro Ramos participou na sessão de educação para a saúde escolar, que decorreu hoje, no Liceu Jaime Moniz, dedicada à temática da gravidez na adolescência. O secretário fez questão de frisar a importância destas iniciativas para a comunidade estudantil. “São temas que, de facto, vos tocam directa ou indirectamente”, explicou. O governante salientou que este é um tema que preocupa o Governo pois, em Portugal, 6 adolescentes dão à luz por dia e que traz consequências para as jovens mães e pais.

Quase 650 alunos recebem, ao longo desta semana, estas sessões temáticas dedicadas à educação para a saúde escolar.

Pedro Ramos reforçou o papel dos psicólogos, nomeadamente no ano passado, com a falta de psiquiatras, situação que esta mais regularizada, pois neste momento estão sete psiquiatras ao serviço.