Madeira

Paulo Cafôfo assinalou em Jersey geminação do Funchal e Dia da Região

None

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, esteve presente, ao longo dos últimos dias, em Saint Helier, capital da ilha de Jersey, no Reino Unido, onde reside uma grande comunidade de emigrantes madeirenses, no sentido de assinalar os 20 anos da geminação entre o Funchal e aquela cidade britânica, bem como integrar as comemorações deste ano do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, ali assinaladas.

Paulo Cafôfo enalteceu a importância fundamental da diáspora para a Região, considerando os emigrantes a prova viva do tamanho da Madeira e do Porto Santo: ilhas pequenas que chegaram a todo o mundo. “Neste momento da nossa História, todos somos precisos, os de cá e os lá, para construir a Madeira para a próxima geração, sendo que a Madeira estará onde estiver um madeirense e a Madeira será o que quisermos. O nosso dever é fazer o que fizeram os emigrantes e dar Mundo à Madeira”, referiu Cafôfo.

O Presidente deixou claro que a Região não se pode esquecer da comunidade de emigrantes que tem no Reino Unido e que deve apoiar aqueles que, de forma crescente, têm manifestado o desejo de regressar às origens, referindo que “temos que criar condições para aqueles que querem voltar o façam da melhor forma, sentindo-se plenamente em casa no regresso à sua terra.”

Esta foi, também, mais uma oportunidade para cativar investimento para o Funchal, tendo Paulo Cafôfo registado o significativo interesse, de empresários emigrantes e não só, especialmente no campo da reabilitação urbana, que já foi definida pelo autarca como o desafio da década para o Funchal. Paulo Cafôfo concluiu que “não há Madeira sem as comunidades madeirenses e estas comemorações são um exemplo extraordinário daquilo que somos enquanto povo, também além fronteiras.”