Madeira

Partido Nós, Cidadãos! pergunta por projecto de gás natural no Hospital Dr. Nélio Mendonça

None

O Partido Nós, Cidadãos! enviou esta quarta-feira uma nota à imprensa onde pergunta pelo projecto de gás natural no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

“Faz parte do actual Programa do XII Governo Regional da Madeira (governo maioritário do PSD-Madeira), no capítulo IV. ECONOMIA, TRANSPORTES, TURISMO E CULTURA, particularmente no subcapítulo “Energia”, a prioridade deste governo em “promover a utilização de combustíveis alternativos, designadamente gás natural” (pág. 46). Ora, em Abril de 2014 (ano em que a RAM era governada também pelo PSD/Madeira), o então director clínico do SESARAM, EPE., Dr. Miguel Ferreira, revelava, em declarações aos órgãos de imprensa regionais, a intenção do Hospital Dr. Nélio Mendonça ser abastecido por gás natural, o que daria mais segurança técnica e um custo menor no combustível àquela unidade hospitalar e, por consequência, mais poupança para o erário público. Segundo supracitado director clínico, o Hospital Dr. Nélio Mendonça pretendia, a médio prazo, ser abastecido de gás natural, pelo que já estavam o a ser dados os primeiros passos nesse sentido”, começa por referir o partido.

“De uma forma transparente, à época, as suas palavras eram as seguintes: ‘Pretendemos que o Hospital, em vez de utilizar nafta, passe a utilizar gás natural, o que nos dará maior segurança técnica e um custo menor no combustível’, e adiantou já ‘existirem conversações com os técnicos responsáveis pelo gás natural na Região no sentido de que quando evoluírem com condutas de gás para a zona hoteleira também haja uma extensão de uma conduta para a zona do Hospital, permitindo, assim, acesso directo ao abastecimento de gás natural’. Mais: “É uma obra na qual estamos interessados e para a qual estamos a desenvolver trabalhos de preparação para executá-la», e acrescentava que tal passava ‘por desbloquear terrenos para essa instalação e depois trabalhar no projecto para fazer essa instalação’. Refira-se ainda que este projecto, dizia o agora ex-director clínico do SESARAM, EPE., era para executar a médio prazo, “dois a três anos”, admitindo também que a instalação de gás natural do Hospital Dr. Nélio Mendonça possa ser abastecida por camiões caso não haja ainda conduta de abastecimento. ‘Este é um plano que, tal como outros, temos de ir fazendo no sentido de ir diminuindo os nossos custos de funcionamento’ (Dr. Miguel Ferreira)”, adianta.

E questiona o partido: “Ora, quase três anos passados, o partido Nós, Cidadãos! – Madeira e Porto Santo pergunta, então, ao actual executivo regional e à nova administração do SESARAM, EPE., em que estado de execução se encontra esta proposta/projeto (e desígnio do do Programa do XII Governo Regional da Madeira) para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, a qual visava dar mais segurança técnica à unidade hospitalar mas, e sobretudo, diminuir os seus custos de funcionamento?”.

O Nós, Cidadãos! – Madeira e Porto Santo interroga também o GR para “tentar saber se esta era mais uma ‘obra idílica’ ou ‘megalomania’ do PSD-Madeira, que só serviu para ser lançada ou propagandeada pelo governo regional de então, e que nunca irá passar disso mesmo, ou seja, de mais uma promessa por cumprir? Relembramos a este governo regional do PSD/Madeira que em política, e para alguns actores políticos, é muito fácil prometer, mas difícil (ou mesmo impossível) é cumprir. Portanto, será melhor a quem está na gestão da “coisa pública” verificar se o que promete/anuncia é possível, pois promessa política é dívida contraída para com os cidadãos e a melhor forma de não desrespeitar, é não a realizar!”, conclui.