Madeira

Nova Mesa da Secção Transitários da ACIF promete colaboração estreita com diversas entidades

None

Na tomada de posse da Mesa da Secção Transitários da ACIF-CCIM para o triénio 2018-2021, Joaquim Pocinho elegeu para este mandato a colaboração estreita com as diversas entidades oficiais envolvidas no processo transitário, sensibilizando para as dificuldades que estes sentem e na procura de soluções para constrangimentos da actividade.

De âmbito estrutural, a Mesa regozija-se pela integração no Grupo de Trabalho para a preparação da Janela Única Logística, que o Governo da República pretende implementar como evolução e extensão natural da Janela Única Portuária, através da qual se prevê a adopção e operacionalização de um sistema de informação que automatiza, optimiza e assegura as operações dos agentes públicos e privados, com o objectivo de assegurar e facilitar o comércio externo.

A Janela Única Logística disponibilizará todos os fluxos informacionais referentes ao despacho de navios e mercadorias, como procedimentos simplificados e harmonizados, envolvendo todos os actores públicos e privados que prestam serviços nos portos.

Esta simplificará e desmaterializará procedimentos, a todos os meios de transportes terrestres (incluindo a ferrovia) e permitirá a potenciação dos portos secos nacionais e espanhóis transfronteiriços.

Com isto, pretende-se assegurar a fluidez da informação referente ao transporte de mercadorias de e para os portos de mar nacionais, beneficiando as empresas com a diminuição da carga burocrática e celeridade nos processos de transporte.

A Mesa defende também que sejam criadas medidas de incentivo às empresas do comércio, no âmbito da importação e transporte, de modo a apoiar um sector muito dependente do transporte marítimo.

Refira-se que a Mesa é constituída por:

Presidente – Joaquim Pocinho – Bitrans, Lda

Felisberto Silva - Despcarga - Trânsitos e Despachos, Lda

Hilário Berenguer - Rangel - Internacional Aérea e Marítima, SA