Madeira

NÓS, Cidadãos! pede transportes públicos gratuitos até aos 12 anos na RAM

None

Num comunicado dirigido, hoje à imprensa, o NÓS, Cidadãos! abordou a fiscalidade e o apoio ao uso dos transportes públicos de passageiros na Região, comparando a Madeira a Lisboa.

“NÓS, Cidadãos! sabemos que desde o dia 1 Fevereiro de 2017, em Lisboa, se procedeu a uma redução dos preços dos transportes públicos para idosos (quem tem mais de 65 anos passou a beneficiar de um desconto de 60% e pode também viajar de comboio) e a um passe social gratuito (‘Lisboa Viva’) para todas as crianças entre os 4 e 12 anos. Mais: tivemos também recentemente conhecimento que a partir de Setembro de 2018, as crianças do concelho de Lisboa poderão usar o seu cartão escolar para viajarem – de forma totalmente gratuita – nos autocarros da Carris e no Metro, medida que será alargada, em Setembro de 2019, aos ciclos escolares seguintes”, refere a nota, questionando quais os apoios regionais ao uso dos transportes públicos de passageiros por parte das crianças e jovens em idade escolar.

Neste sentido, o NÓS, Cidadãos! defende que os transportes públicos deveriam passar a ser gratuitos até aos 12 anos também na Madeira, poupando mais esta despesa familiar “seriamente custosa” aos pais e criando “um instrumento importante para as escolas” de poupança nas deslocações com visitas de estudo.