Madeira

Ministro-geral da Ordem Franciscana visita a Madeira

Frei Michael Perry foi ontem recebido pelo Presidente da República e vem conhecer o convento de São Bernardino

Michael Perry, à esquerda de Marcelo, vem conhecer o Convento de Câmara de Lobos.
Michael Perry, à esquerda de Marcelo, vem conhecer o Convento de Câmara de Lobos.

O Convento de São Bernardino, em Câmara de Lobos, prepara-se para receber a visita do ministro-geral da Ordem Franciscana. Segundo notícia publicada pela Agência Ecclesia, frey Michael Perry está em Portugal, foi ontem recebido pelo Presidente da República e vai visitar a Madeira. Será mesmo o primeiro ministro-geral da Ordem Franciscana a conhecer a Região.

A visita está marcada para amanhã, às 17 horas.

De acordo com o relato de frei Armindo Carvalho, responsável pela Ordem em Portugal, a visita ao nosso país do ministro-geral da Ordem dos Franciscanos Menores tem por objectivo também visitar o Convento de São Bernardino. “O padre Michael Perry disse-me que queria conhecer o Convento de São Bernardino, em Câmara de Lobos, que foi todo restaurado e é o centro da nossa presença franciscana na Madeira”, disse frei Armindo Carvalho.

Acrescentou o padre que o antigo convento, do século XVI, faz memória também da presença de frei Pedro da Guarda na Madeira, um franciscano que tem o processo de canonização em curso.

“Historicamente é o primeiro ministro geral dos franciscanos que visita a Ilha da Madeira”, acrescentou Armindo Carvalho citado pela Ecclesia.

O encontro em Belém assinalou também os 800 anos da chegada a Portugal dos primeiros franciscanos, que se estão a comemorar, a relevância dos frades na História de Portugal e a “actualidade da mensagem franciscana” assumida pelo Papa Francisco e proposta a toda a Igreja, de acordo com a informação daquela agência.