Madeira

Mário Pereira defende comissão de acompanhamento da obra do novo hospital

Deputado do CDS acusa Pedro Ramos de não defender um novo hospital

Foto Jorge Freitas Sousa
Foto Jorge Freitas Sousa

O CDS propõe a constituição de uma comissão de acompanhamento da construção do novo hospital, com a participação de todas as forças políticas. “Se querem consensos, provem”, desafia Mário Pereira.

O deputado do CDS, na intervenção de abertura da sessão plenária de hoje, acusa o actual secretário regional da Saúde, Pedro Ramos de não defender a construção de um novo hospital e ter sido “um dos principais defensores da ampliação” do hospital dr. Nélio Mendonça.

Mário Pereira lembra que só há poucos anos o hospital passou a ser consensual entre os partidos e que a decisão de construção só foi assumida, pelo governo, em 2015.

Planeamento, nomeadamente expropriações e projecto e financiamento são, segundo o CDS, os problemas por resolver.

O governo regional, lamenta o deputado do CDS, pretendia que o financiamento fosse garantido, em 95%, por fundos comunitários e pela República. Uma pretensão que, garante, não é realista.

Os dois governos, da Madeira e da República, “estão de costas voltadas e isso pode pôr em causa o próprio projecto”.

Mário Pereira recordou afirmações recentes, de Pedro Ramos, que disse que “a verdadeira mudança de paradigma na saúde não será com o novo hospital”, mas com as “várias unidades privadas” que podem ser construídas. Um sinal de que o hospital público pode não ser prioridade.