Madeira

Mais de 4 mil consultas de pedopsiquiatria na RAM em 2017

O Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência realiza-se pela primeira vez na Madeira, entre hoje e sábado

FOTO Rui Silva/ASPRESS
FOTO Rui Silva/ASPRESS

“Mais importante do que chegar ao fim é a forma como são percorridas as levadas da vida”, foi este o mote da sessão de abertura do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência que este ano, pela primeira vez, realiza-se na Madeira, de 12 a 14 de Abril.

O evento – organizado em parceria pela Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA) e pelo Serviço de Pedopsiquiatria do SESARAM – traz à região especialistas nacionais e internacionais na área da saúde mental, para debater problemáticas actuais associadas à adolescência e à infância, tais como o bullying, o consumo de drogas sintéticas ou o uso excessivo das novas tecnologias.

De destacar, entre os oradores convidados, o psiquiatra Daniel Sampaio, com um importante trabalho desenvolvido em torno das problemáticas da adolescência, e Dieter Wolke, professor no Departamento de Psicologia e Divisão de Saúde Mental e Bem-estar da Universidade de Warwick, no Reino Unido, especialista em bullying em contexto escolar e familiar.

Os trabalhos começam precisamente às 09 horas desta quinta-feira, na Casa de Saúde Câmara Pestana, com a intervenção do conferencista internacional, que abordou em inglês as consequências a longo prazo do bullying pelos pares. Seguindo-se, então, a sessão de abertura oficial, às 10h30, depois de uma pausa para café, na qual intervieram as representantes da comissão organizadora.

A escolha da Madeira para a realização deste XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência não foi aleatória, coincidindo com os 20 anos do Serviço de Pedopsiquiatria do SESARAM.

A equipa composta por apenas 9 elementos (3 médicos pedopsiquiatras, 3 psicólogos, 1 enfermeiro, 1 assistente social, 1 assistente técnica) consegue multiplicar esforços para dar resposta a uma procura crescente de ano para ano. Em 2017, este serviço do SESARAM realizou 4047 consultas (mais 131 consultas, comparativamente às 3916 realizadas em 2016).

O evento prosseguiu, durante a manhã, com uma mesa redonda dedicada às ‘Novas Questões em Saúde Mental da Infância e Adolescência’, que aborda temas como: ‘Reflectindo a diversidade de género na infância e na adolescência’; o ‘Uso excessivo das novas tecnologias: impacto no desenvolvimento da linguagem’; ‘O uso excessivo das novas tecnologias: implicações no sono’; e ‘Drogas sintéticas: uma realidade actual’ serão trabalhados.

Já na parte da tarde, pelas 16h30, a segunda mesa redonda foca o ‘Internamento em Pedopsiquiatria - Diferentes Locais, diferentes experiências?’, contando com vários contributos de especialistas de Norte a Sul do país.

O segundo dia de congresso começa, às 9 horas, com a conferência ‘Rotas Alteradas... sinais de alerta na Primeira Infância’, por Pedro Caldeira da Silva, pedopsiquiatra do Centro Hospitalar Lisboa Central.

Segue-se a terceira mesa redonda dedicada a ‘(Inter)Ligações e outros caminhos cruzados na saúde mental’, pelas 10h30. ‘Sexualidades: da infância e adolescência’, ‘Perspectiva da juíza no trabalho com crianças e adolescentes em contexto de Tribunal’, que levará ao encontro a juíza Susana Mão de Ferro, da Comarca da Madeira; ‘O contributo da EMAT - Equipa Multidisciplinar de Assessoria ao Tribunal na prevenção/tratamento dos comportamentos de risco para a saúde mental’ e a ‘Perspectiva do Psicólogo em contexto escolar’ são temas em cima da mesa.

A última mesa redonda é no mesmo dia, às 14h30. ‘Os novos caminhos da Pedopsiquiatria’ serão explorados por três oradores. ‘Conquistas e desafios na realização de investigação durante o internato médico: a experiência de Coimbra’; ‘Investigação clínica em Pedopsiquiatria em Portugal: análise estratégica’; e ‘Aplicação prática da investigação clínica: o exemplo das urgências’ antecedem uma conversa com Daniel Sampaio e com Mónica Cardoso, psicóloga do SESARAM, prevista para as 16h30 sobre os caminhos da Saúde Mental na escola.

O dia 14 será dedicado a um workshop com Dieter Wolke sobre como identificar nas consultas casos de bullying pelos pares e irmãos. Entre as 9 e as 12 horas, no hotel Four Views Monumental.