Madeira

Lopes da Fonseca estranha vontade do GR em contrair empréstimo de 500 milhões de euros

None

O presidente do CDS-PP abordou esta manhã a intenção pública do Governo Regional contrair um empréstimo de 500 milhões de euros junto do Banco Europeu de Investimento (BEI).

António Lopes da Fonseca estranha que nesse empréstimo o Executivo apresente a totalidade das verbas para a construção do novo hospital, 340 milhões de euros, quando Lisboa já assumiu que iria suportar metade desse valor.

O líder centrista lembra que a Região tem verbas do Fundo de Coesão suficientes para suportar o custo com metade da nova unidade hospitalar e por isso desafia o Governo Região a explicar toda esta confusão.

No empréstimo surgem também valores para a ampliação da Pontinha, 100 milhões de euros, e 35 milhões de euros para o cabo submarino, investimentos que o presidente do CDS considera “estruturantes e vitais” mas desafia novamente o Executivo a explicar por que razão não candidata estes projectos a financiamento comunitário. “O CDS manifesta-se profundamente preocupado com este regresso do PSD e do Governo Regional ao passado e ao aumento da dúvida”, considera.