Madeira

Jorge Carvalho inicia visita à Venezuela com jantar com empresários

Foto Ricardo Duarte Freitas
Foto Ricardo Duarte Freitas

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, chegou na noite de sábado a Caracas, dando início à visita de três dias de àquele país aul-americano, onde vivem cerca de 270 mil madeirenses e lusodescendentes, por ocasião das celebrações do dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades, que se assinala hoje.

Jorge Carvalho encontrou-se com um grupo de empresários madeirenses e representantes da comunidade, entre os quais o presidente do Centro Português de Caracas, num jantar de boas-vindas que serviu também para o governante, que tem a pasta das Comunidades, tomar o pulso às dificuldades que enfrentam os investidores perante as adversidades impostas pela hiperinflação mas também para conhecer a resiliência dos que mantêm firmes os negócios e o património na Venezuela.

Este domingo, dia 1 de Julho, está reservado o momento alto da visita. O programa começa no Centro Português de Caracas, onde Jorge Carvalho será recebido pela direcção do clube entre a qual, Paulo Sousa, presidente da comissão organizadora do Dia da Madeira, seguindo-se a celebração eucarística dirigida pelo padre Alexandre Mendonça, responsável pela missão Católica Portuguesa em Caracas.

Depois a comitiva madeirense segue até Los Teques, onde se concentra a imensa comunidade madeirense radicada no sector Lomas de Urquia do município de Carrizal, no Estado de Miranda, onde está em fase de conclusão a réplica do Santuário da Virgem de Fátima, um projecto de cariz social que nasceu em 2008 e que tem crescido muito à conta da devoção e de imensos donativos.