Madeira

Governo Regional facilita processo nos subsídios de mobilidade

Aplicação vai permitir desmaterialização no caso do Porto Santo e novo balcão responde às dúvidas

Eduardo Jesus visitou o novo balcão.   Foto Dr
Eduardo Jesus visitou o novo balcão. Foto Dr

O Governo Regional, através da Secretaria Regional das Finanças, está a desenvolver um software para desmaterializar o processo de reembolso das viagens subsidiadas ao Porto Santo e que deverá estar concluído dentro de alguns meses, revelou o secretário regional de Economia, Turismo e Cultura. “Isso vai permitir não só que as pessoas possam tratar do processo como o fazem hoje em dia, mas também possam instrui-lo através de um smartphone ou de um tablet ou mesmo de um computador em casa, na comodidade das sua

s casas, sem terem de se deslocar ou entrar em filas de espera”, afirmou, durante uma visita ao novo Balcão da Mobilidade, na Loja do Cidadão, um espaço para dar cobertura aos dois sistemas de mobilidade: o do Porto Santo e o do restante território nacional.

“O de Portugal continental numa lógica informativa e acima de tudo esclarecedora, de forma a que as pessoas possam instruir devidamente o processo de reembolso que opera junto dos CTT, enquanto não acontece o processo de desmaterialização que nos já defendemos, há vários meses, junto do Governo da República e, por outro lado, proceder também à informação e à instrução dos processos de reembolso, no caso do Porto Santo”, apresentou Eduardo Jesus, ontem de visita ao novo serviço, que vai funcionar de segunda a sexta-feira.

Já em relação à desmaterialização do processo relativo ao subsídio nas restantes viagens ao abrigo da continuidade territorial, é uma aspiração, mas o processo é mais complexo. “Essa proposta foi bem acolhida na Secretaria de Estado, devo dizer que foi já motivo de algumas conversas que temos mantido. No entanto, o que me transmite o Governo da República é que, nesse caso em particular, esperará pela revisão do modelo então para implementar, no que respeita ao reembolso, qualquer evolução”.