Madeira

Cristina Pedra alerta que existem projectos adiados e cancelados no IDE

None

A presidente da Associação do Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), Cristina Pedra, alertou há instantes, na abertura oficial da Expo Madeira, que existem projectos no Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) que foram adiados e cancelados.

Cristina Pedra pediu “a abertura com carácter de urgência” das datas para as candidaturas ao investimento de projectos remetidos ao IDE para evitar que esses mesmos projectos sejam adiados ou cancelados, como tem vindo a acontecer. A responsável pediu ainda ao Governo Regional que seja considerada elegível a despesa de transporte de mercadorias entre Portugal continental e a Madeira.

Por seu turno, Miguel Albuquerque, revelou que o IDE já apoiou em 48 milhões de euros as empresas madeirenses, explicando que este interregno foi necessário para reprogramar os fundos, que serão reforçados com mais 12 milhões e cuja novidade passa pelo apoio à exportação.

“Temos de deixar de estar à espera que o Estado português faça aquilo que no Estado espanhol se faz”, disse o chefe do executivo madeirense, em alusão aos apoios canalizados na ordem dos 85%.