Madeira

BE Madeira sensibiliza deputado nacional para as questões que afectam os madeirenses

None

O Grupo Parlamentar do BE na Assembleia Legislativa da Madeira reuniu-se, na manhã deste sábado, com o Deputado do BE, Moisés Ferreira, da Comissão de Saúde da Assembleia da República, de forma a “alertar” o parlamentar nacional para a necessidade de garantir, no Orçamento do Estado para 2019, a “efectiva inscrição de uma verba destinada a arrancar com a construção da infra-estrutura hospitalar regional”.

Uma questão que se torna mais relevante depois de o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, ter entregue, ontem, no Ministério das Finanças, a candidatura do novo Hospital Central da Madeira a Projecto de Interesse Comum.

Os parlamentares bloquistas lamentam o “ruído criado pelo governo regional” em torno de uma “suposta falta de solidariedade nacional” para com os madeirenses, por parte do Estado quando, na verdade, dizem ter sido o Executivo de Miguel Albuquerque que, “só agora”, avançou com a candidatura final a projecto de interesse comum, fundamental para garantir a parte do financiamento a que o Estado Central está obrigado.

Um assunto que mereceu de Moisés Ferreira e Roberto Almada um realce ao papel do BE na pressão sobre o governo da República que levou a que fosse garantido o financiamento de metade do Hospital da Madeira, pressão essa que “continuará a ser exercida para que o Governo do PS não falte ao cumprimento deste compromisso”.

Noutro âmbito, Roberto Almada e Rodrigo Trancoso alertaram o Deputado bloquista que pertence à Comissão de Saúde da Assembleia da República, para a necessidade de “garantir o pagamento da dívidas dos subsistemas de saúde à Região” e pediram a intervenção do Grupo Parlamentar do BE na AR, junto do ADSE, no sentido de regularizar as comparticipações do ADSE devidas aos madeirenses que, em alguns casos, chegam a ter um atraso superior a 6 meses.

O Deputado Moisés Ferreira garantiu que o BE nacional estará atento às questões regionais no sentido de pressionar as instâncias competentes para a resolução dos problemas.