Madeira

Albuquerque mostra possibilidades de investimento chinês na Madeira

None

O Centro Internacional de Negócios, o Registo de Navios, tecnologias, aquacultura, turismo e cultura, foram as principais áreas de investimento destacadas pelo presidente do Governo Regional, na abertura da conferência ‘A Madeira e a China na nova rota da seda marítima’, promovida pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura.

Na conferência, que decorreu no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, participou o embaixador da República Popular da China, Cai Run e o discurso de Miguel Albuquerque foi dirigido ao diplomata e à comunidade chinesa residente na Região.

O presidente do governo começou por recordar os momentos da História em que a Madeira se abriu ao mundo e prosperou, nos ciclos económicos do açúcar e do vinho e sublinhou a importância de “reforçar” a cooperação com a China.

Miguel Albuquerque esteve recentemente na embaixada da China em Lisboa e vai apresentar a Cai Run algumas das áreas económicas em que poderá haver cooperação. Na conferência estavam presentes representantes de diversas empresas, associações comerciais e do Centro Internacional de Negócios.

Cai Run aproveitou para apresentar a iniciativa chinesa ‘Uma faixa, uma rota - A nova rota da seda do século XXI’ que envolve 65 países, entre os quais Portugal e que pretende criar redes de comércio livre.

O projecto foi lançado em 2013 e nos últimos anos já permitiu assinar acordos entre a China e mais de 40 países.

O embaixador destacou o “melhor momento” de sempre das relações sino-portuguesas que se traduzem em investimentos nos dois países - a China investiu 8.000 milhões de euros em Portugal -, no aumento do turismo e na aproximação cultura. Neste momento, há mais de 30 universidades chinesas que ensinam português, quatro colégios que ensinam mandarim em Portugal, bem como escolas secundários e, nas universidades portuguesas, o número de estudantes chineses já ultrapassou os 1.000.

Em relação à Madeira, Cai Run acredita que pode ter um papel importante em áreas como a investigação, transportes marítimos, maricultura e turismo.