Madeira

270 mil euros fazem Festa do Vinho 2017

A apresentação decorreu esta tarde na Rua dos Ferreiros.
A apresentação decorreu esta tarde na Rua dos Ferreiros.

A Festa do Vinho estende-se este ano durante 15 dias, três fins-de-semana, com actividades em quatro concelhos e ocupação hoteleira de 88,1%, estima a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, que este ano investiu cerca de 270 mil euros neste cartaz. De 27 de Agosto a 10 de Setembro há actividades em vários palcos e algumas alterações. As mudanças sentem-se essencialmente na distribuição dos espaços, com mais área expositiva para os produtores.

O evento foi apresentado esta tarde nas adegas da Pereira de Oliveira pelo secretário Eduardo Jesus. A festa concentra-se no Funchal, e estende-se aos concelhos de Câmara de Lobos, Machico e Ribeira Brava.

O programa começa com a XIV Semana Europeia de Folclore. O Mercado Municipal da Ribeira Brava terá decorações alusivas ao vinho, uma forma de descentralizar o evento. Machico acompanha com a Festa da Uva no Porto da Cruz, a 2 e 3 de Setembro, e em Câmara de Lobos com a Festa das Vindimas no Estreito, no dia 9, um dos pontos altos da Festa do Vinho.

A Wine Village na Praça do Povo vai juntar o vinho e a gastronomia. Na Placa Central da Avenida Arriaga os produtores também terão oportunidade de mostrar os seus produtos. Espectáculos, filmes e outras sugestões estão contempladas este ano, assim como a mostra de artesanato. O Pavilhão do Conhecimento do Vinho volta a ser realidade, agora no Largo da Restauração.

O cortejo etnográfico no Funchal vai reunir cerca de 600 participantes, à volta de mais uma centena do que em 2016.

A Secretaria procura este ano oferecer uma festa renovada em conteúdos, reforçada na ligação à cultura e mais alargada no tempo, ao mesmo tempo descentralizada, dinâmica e atractiva para visitantes e locais.

No ano passado, a ocupação hoteleira chegou aos 89%. O secretário estima que vá ficar sensivelmente pelos mesmos valores.