5 Sentidos

Norte-americana Ann Hamilton apresenta intervenção artística na Contextile 2018

Foto DR
Foto DR

A artista norte-americana Ann Hamilton vai apresentar uma intervenção artística na Contextile - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea 2018, e estará em Guimarães para “percepcionar e estudar o território”, anunciou hoje a organização do evento.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização da Contextile explica que a artista vai passar cinco dias em Portugal “com o objetivo de perceber a realidade cultural portuguesa e o território do Vale do Ave de Guimarães”, para projectar a “criação artística conceptual” a apresentar no evento.

A 4.ª edição da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea Contextile 2018 vai decorrer de 01 de setembro a 20 de outubro do próximo ano, e vai “habitar” os espaços culturais e artísticos, públicos e privados, da cidade de Guimarães.

Segundo salienta a organização da Contextile, Ann Hamilton é “uma das artistas de maior reconhecimento internacional, tendo recebido os mais variados prémios norte-americanos e fora de portas”.

Hamilton, aponta o texto, “é reconhecida enquanto artista contemporânea, que trabalha com o material têxtil de uma forma conceptual e em contexto”, destacando-se também “pelo envolvimento sensorial das suas instalações multimédia e em grande escala”.

Na nota de imprensa, os responsáveis por aquela bienal referem ainda a “crescente adesão da comunidade artística nacional e internacional”, e que o evento tem como “missão e desafio” “colocar o têxtil no contexto da criação artística contemporânea”.

Este ano, para a próxima edição, a Contextile “aponta um caminho comum e propõe que os trabalhos possam enquadrar-se na temática IN-Orgânico”.