5 Sentidos

Conservatório com agenda cheia em Novembro e Dezembro

Em destaque a actuação da Orquestra Académica no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a 18 de Dezembro.
Em destaque a actuação da Orquestra Académica no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a 18 de Dezembro.

De acordo com um comunicado divulgado pela direcção da Escola Profissional das Artes da Madeira, a programação de eventos do Conservatório, para os meses de Novembro e Dezembro merece destaque “pela diversidade e qualidade que procura incluir na sua programação de espectáculos e actuações de alunos”. Um desses destaques vai para a Orquestra Académica que actuará no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a 18 de Dezembro (hora a confirmar).

A Orquestra do Conservatório é uma formação sinfónica com 16 anos de existência e, no presente ano lectivo, conta com 55 alunos dos Cursos Profissionais de Instrumentista e do Ensino Artístico Especializado. No âmbito da sua programação artística e pedagógica, a Orquestra Académica apresenta neste concerto um programa dividido entre uma 1.ª parte sinfónica, com belíssimas obras de Elgar, Stravinsky e Sibelius, e uma 2ª parte com temas de Natal enquadrados na época natalícia. Este espectáculo será reposto, em data a confirmar, num espaço no Funchal.

Outro destaque vai para os concertos de alunos na sede do Conservatório e que decorrem às sextas-feiras, pelas 20h30, e com espectáculos agendados para os dias 10 e 17 de Novembro, com obras de G. Finzi, G. Tartini, R. Muczynski, E. Bozza e de D. Dragonetti, R. Calace, A Piazzola, E. Novotney, W. Schluter, P. Smadbeck, respetivamente.

Na sequência da parceria com o Grupo Porto Bay, haverá 7 concertos de alunos (3 em Novembro e 4 em Dezembro) nos Hotéis Porto Mare e Cliff Bay, integrados na denominada FCT (formação em contexto de trabalho). Para além disso, há 34 audições de alunos, que irão apresentam-se em espaços públicos dos respectivos concelhos ao longo destes dois meses.

Ainda merecedoras de destaque as 4 aulas abertas, de Dança no Núcleo de São Martinho, espectáculos de Teatro em Dezembro e diversas actuações por solicitação externa, como os alunos do Curso de Jazz, na Assembleia Legislativa da Madeira, no dia 4 de Dezembro, num concerto comemorativo do dia da Assembleia, entre outros.