5 Sentidos

Concertos interactivos junta grupos da DSEAM e escolas da Madeira

None Ver Galeria

A Secretaria Regional de Educação / Direcção Regional de Educação através da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) promove ciclos de concertos interactivos. Concertos baseados numa concepção de música ao vivo participada e com uma forte aposta na descentralização da oferta artística e cultural a vários municípios da região, com entrada livre.

No fim-de-semana de 24 e 25 de Fevereiro subirão a três palcos da região cerca de 150 alunos que, juntamente com três formações artísticas da DSEAM, dinamizarão concertos interactivos nos municípios de Câmara de Lobos, Machico e São Vicente. No total, serão cerca de 200 elementos, entre alunos e professores.

Dia 24 de Fevereiro

Ao Ensemble de Percussão da DSEAM irão juntar-se cerca de 80 alunos da EB1/PE/C Eng.º Luís Santos Costa e do Externato Sant’Ana,^às 21 horas. no Fórum Machico. Com um programa que privilegiará Barbatuques e Stomp, serão apresentados 11 temas, dois dos quais em conjunto entre os três grupos artísticos. No programa, há ainda destaque para uma performance de percussão corporal com a plateia.

Dia 25 de Fevereiro

A Orquestra de Bandolins da DSEAM apresentará, em conjunto com a EB1/PE de São Vicente e a EB1/PE da Ponta Delgada e Boaventura, um concerto cujo principal objectivo será destacar as práticas musicais em conjunto através da interacção das modalidades artísticas do 1º ciclo e das actividades artísticas extraescolares da DSEAM, e que contará com a coordenação musical e artística dos professores Rui Pimenta, André Ferreira e Teresa Leão. Este espectáculo será dinamizado pelos cerca de 44 alunos que representam as escolas de São Vicente, em parceria com esta orquestra. Este concerto contará, ainda, com a colaboração da Tuna de Bandolins da DSEAM, com a responsabilidade artística do professor Tiago Lobato, contabilizando assim 77 músicos em palco.

Em Câmara de Lobos, o Centro Cultural recebe pelas 17 horas, o concerto interactivo protagonizado pelo Ensemble de Acordeões da DSEAM com as EB1/PE de Câmara de Lobos, EB1/PE do Covão, EB1/PE da Vargem, EB123/PE do Curral das Freiras e EB1/PE da Marinheira.

Em palco, juntar-se-ão os 10 elementos deste ensemble aos 32 alunos das escolas, acompanhados e orientados pelos professores Élvio Jesus, João Carlos Frias, Ricardo Mota e Leandro Costa.

Do programa constam 10 temas, dois dos quais interpretados em conjunto por todos os envolvidos, que irão exibir pensamentos musicais para o público em geral.