5 Sentidos

Câmara Municipal do Funchal vai dar mais dinheiro para a Cultura

O apoio a projectos de interesse cultural podem chegar a mais cem mil euros, um aumento de 50%

None

Mais dinheiro para o Teatro Municipal Baltazar Dias e mais dinheiro para a cultura em 2018 foram anunciados ao final da manhã pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal. Paulo Cafôfo estima que possa chegar aos 300 mil euros o investimento nesta área em 2018, disse pouco antes da apresentação do programa comemorativo dos 130 anos da sala de referência. Pelo TMBD vão passar entre os dias 1 e 11 de Março uma dezena de iniciativas diferentes tocando as áreas da música, cinema, teatro, dança e das conferências.

“Se nós no ano passado tivemos aqui, em termos de apoio às actividades de interesse cultural, um valor de 200 mil euros, este ano vamos chegar certamente a um valor que pode ascender a mais cem mil euros daquilo que foi dotado no ano anterior”, garantiu o presidente. As boas notícias estendem-se a outros domínios e foram anunciadas por Paulo Cafôfo à margem da programação. “A média nacional é de 49% de ocupação da sala. Nós temos 52% de ocupação da sala. Isto quer dizer que estamos a criar público que consome cultura e estamos a democratizar o acesso à cultura”.

O investimento na cultura é para Cafôfo um investimento “seguro e certo” no desenvolvimento social, cultural e económico. Dos 200 mil euros aplicados no ano passado, mais de 130 mil foram em co-produções e isenções no Teatro, referiu o presidente da Câmara. “Nós aumentámos, desde 2014 a 2017, oito vezes mais o apoio à Cultura”.

O autarca comprometeu-se a manter a gestão pública do espaço, as parcerias nacionais e o apoio aos produtores regionais. Um orçamento próprio para o Teatro vai continuar a não existir, vai manter-se dentro do Departamento de Economia e Cultura. “Esta nossa aposta na gestão pública do Teatro com todos os constrangimentos que por vezes temos na parte da contratação pública, na parte da gestão orçamental, a verdade é que tem resultados”, afirmou.

Quanto à festa, cujo programa foi divulgado na edição de hoje em primeira mão pelo DIÁRIO, começa no dia 1 de Março com a abertura oficial das comemorações dos 130 anos do Teatro Baltazar Dias, às 18 horas com nova Conferência do Teatro: Madeira de A a Z. Carlos Barradas e Luísa Paolinelli vão liderar este espaço de aprendizagem e debate. Às 21 horas, Bruno Humberto apresenta um espectáculo interactivo, uma performance para maiores de 16 anos.

O concerto comemorativo dos 130 anos pela Orquestra Clássica da Madeira é um dos pontos altos, com a interpretação da zarzuela que abriu a sala há mais de um século, sete árias e a estreia mundial da obra encomendada pela Câmara a Pedro Macedo Camacho para esta data. Às 21 horas. Márcia dá concerto no dia seguinte à mesma hora.

No dia 4 pode conhecer as entranhas do Teatro, um espaço feito de gente retratada pela realizadora Cristina Vieira, num documentário produzido pelo músico Nuno Filipe. ‘Palco de Afectos’ conta com depoimentos de 20 artistas, ex-colaboradores e directores que fizeram do Teatro muito do que é hoje. Para ver às 18 horas.

O dia 5 é dedicado ao Baltazar Júnior, sessões didácticas que se realizam também no dia 2, sempre às 11h e 15h. Para os bebés há um concerto no dia 3 às 10h e 11h30.

Continuando a programação, no dia 7 sobe ao palco do TMBD a Orquestra Imperatriz Sissi, às 18 horas e nos três dias seguintes o espectáculo ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’, um espectáculo multidisciplinar com música, dança e teatro criado a partir da obra homónima de José Saramago, integrado também nos 20 anos da atribuição do Prémio Nobel ao escritor português. Junta cerca de 60 elementos em palco. As sessões são no dia 9 e 10 às 21 horas; no dia 11 às 18h.

O programa comemorativo inclui ainda no dia 10 uma sessão de contos e uma oficina criativa com Leda Pestana. Requer inscrição prévia e está limitada a 30 crianças.