5 Sentidos

Bienal Ilustrarte 2018 reúne em Castelo Branco três mil ilustradores de 105 países

None

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco inaugura, na quarta-feira, a Ilustrarte - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que conta com três mil ilustradores de 105 países, foi hoje anunciado.

“A Ilustrarte atinge assim, uma vez mais, os seus objetivos: criar em Portugal um espaço para ver e fruir a melhor ilustração para a infância internacional, colocando Portugal na rota dos grandes eventos internacionais nesta área”, refere, em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco.

A 8.ª edição da Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, depois de várias edições em Lisboa, trocou o Museu da Eletricidade pelo Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), onde é inaugurada na quarta-feira e pode ser visitada até ao dia 02 de setembro.

Este ano, estão inscritos nesta bienal quase três mil ilustradores oriundos de 105 países, onde se incluem os portugueses Fátima Afonso, Joana Rosa Bragança, Jaime Ferraz, Inês Machado e Mantraste.

“O grande aumento do número de participantes e a enorme diversidade das suas origens confirmam a implantação da bienal no panorama da ilustração mundial como um dos eventos internacionais incontornáveis nesta área”, lê-se na nota.

A Ilustrarte consiste numa exposição com ilustrações originais de autores de todo o mundo inéditas ou publicadas nos últimos dois anos que são selecionadas por um júri internacional. É ainda atribuído um grande prémio ao melhor ilustrador.