País

Mais taxas, aposta nas famílias de acolhimento e aumento do número de bebés nas maiores dos jornais

Capas fazem referência ainda a greves e sindicatos, nomeações, ao 25 de Abril, Europeias e à polémica das dívidas de Joe Berardo

Foto DR
Foto DR

Lisboa vai cobrar mais um euro a quem apanhar táxi no Aeroporto da Portela, uma medida a implementar pela Câmara que já está a ser contestada, noticia o Jornal Económico na sua edição de sexta-feira. Esta é uma taxa adicional, uma vez que o Município já cobra taxa turística.

Nas capas está também hoje a notícia de que há sete anos não nasciam tantos bebés. São mais 11 nascimentos por dia, chama a atenção o JN, tendo como referência as estatísticas do primeiro trimestre deste ano. Ainda nos números, os dados da OCDE revelam que uma licenciatura em Portugal vale cada vez menos no salário. Na edição de hoje deste jornal leia ainda sobre a recta final da Liga, com Porto e Benfica a disputar o primeiro lugar, assim como o rescaldo das celebrações do 25 de Abril.

O Governo já fez 3.282 nomeações, faz manchete o Correio da Manhã. A Geringonça bate executivos de Sócrates e de Passos Coelho. A maior parte foi no Ambiente. O naufrágio de São Tomé e Príncipe e a Liga de futebol também chamadas à capa do matutino com maior circulação nacional.

Joe Berardo volta à imprensa nacional e não pelas melhores razões. Deloitte avisou Caixa Geral de Depósitos e regulador sobre empresário madeirense em 2008, escreve o Negócios, com foto do investidor. Segundo este jornal especializado, a colecção de arte contemporânea de Berardo está avaliada em 500 milhões de euros. Ainda na edição, uma sondagem para as europeias mostra que Rangel é o mais conhecido, mas é o PS quem está em vantagem.

O Público puxou para notícia principal os 246 mil euros que sobraram do fundo de greve dos enfermeiros, valor angariado através de crowdfunding que financiou duas paralisações. A luta, diz um profissional, ainda não terminou. As eleições em Espanha também em grande neste jornal, que chama à capa a aposta do Governo nas famílias de acolhimento, que serão mais criteriosamente escolhidas e receberão mais. O modelo entra em discussão pública.

O Diário faz também das famílias que recebem temporariamente crianças que foram retiradas aos pais ou responsáveis um dos temas principais da edição. Famílias vão ter direito a baixa médica e a benefícios fiscais. A manchete é que há mais um sindicato da polícia que nasce nas vésperas da aprovação da nova lei que vai limitar as folgas para actividade sindical. Chama-se Sindicato da Defesa dos Profissionais de Polícia, é o 17.º, só com agentes e todos dirigentes.

As alergias estão em grande plano no i. O diário dá igualmente espaço a uma entrevista com o economista João Duque. “O ministro das Finanças é um mão-de-vaca terrível”, declara o entrevistado. O Capuchinho Vermelho e a Bela Adormecida acusados e banidos por sexismo. É a nova polémica nas escolas espanholas, lê-se ainda.

Nos desportivos, o voleibol destrona o futebol no A Bola. Triplete, escreve, com referência à vitória no campeonato pelo Benfica, depois de ter vencido a Taça e a Supertaça. No Record, a contratação do argentino Vieto por cinco épocas para o Sporting em grande plano. O Jogo cita Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: “Estamos prontos para dar tudo”.