País

Hoje é notícia em Portugal e no Mundo

None

O Tribunal de Sintra começa hoje a julgar o processo de corrupção nas messes da Força Aérea Portuguesa (FAP), conhecido como Operação Zeus, que conta com 68 arguidos, 30 militares e 38 civis, entre empresas e pessoas individuais.

O coletivo de juízes, presidido por Susana Marques Madeira, marcou o início da sessão para as 09:30, com continuação à tarde.

Em causa está um alegado esquema de sobrefaturação na aquisição de bens e matérias-primas para a confeção de refeições nas messes da FAP e do Hospital das Forças Armadas, tendo o Ministério Público (MP) referido na acusação um valor de mais de 2,5 milhões de euros.

Em troca da sobrefaturação dos contratos para o fornecimento de bens alimentares, os militares recebiam, alegadamente, dinheiro e presentes dos fornecedores, em função da intervenção de cada um no esquema fraudulento.

O major-general (agora na reserva) Raul Milhais Carvalho, que era então responsável pela Direção de Abastecimento e Transportes (DAT) da FAP, localizada no Estado Maior da Força Aérea (EMFA), em Alfragide, concelho de Amadora, é um dos principais arguidos.

Hoje também será notícia:

CULTURA

A peça “Overload”, da companhia italiana Soterraneo, que teve estreia mundial em outubro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, está nomeada para os prémios Ubu, na categoria de Melhor Espetáculo do Ano, a serem entregues hoje.

Na lista de nomeados, na categoria de Melhor Novo Texto Estrangeiro ou Escrita Dramatúrgica, está também o diretor daquele teatro nacional, Tiago Rodrigues, pelo seu texto “Tristeza e alegria na vida das girafas”.

Criado em 1977 pelo crítico Franco Quadri, e atualmente organizado pela Associazione Ubu per Franco Quadri, o Prémio Ubu é considerado o mais prestigiado galardão de teatro em Itália.

DESPORTO

O FC Porto tenta hoje consolidar a liderança da I Liga portuguesa, na receção ao Nacional, no encerramento da 16.ª jornada, na qual o rival Sporting procura recuperar o segundo lugar, com uma vitória no estádio do Tondela.

O campeão nacional, treinado por Sérgio Conceição, pode alcançar o 18.º triunfo consecutivo, em todas as competições, igualando o recorde de equipas portuguesas, estabelecido pelo Benfica na época 2010/11, sob o comando técnico de Jorge Jesus, a uma semana do importante ‘clássico’ com o Sporting.

O FC Porto, que dispõe de três pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, segundo classificado, e de quatro sobre o Benfica, terceiro, ambos com mais um jogo realizado, não poderá contar com o influente defesa central Felipe, devido a suspensão, e Brahimi está em dúvida para o confronto com a equipa madeirense, 11.ª classificada.

Braga e Benfica aproximaram-se no sábado do comandante da prova e ultrapassaram o Sporting, ao vencerem, respetivamente, nas receções ao Boavista (1-0) e Rio Ave (4-2), no caso dos ‘encarnados’ na estreia do treinador interino Bruno Lage, mas os ‘leões’ poderão responder hoje, em Tondela (14.º classificado).

O Sporting, que desceu para a quarta posição, a um ponto dos rivais lisboetas e a dois dos minhotos, não poderá contar com o goleador holandês Bas Dost, a recuperar de uma lesão, mas já terá disponível o influente médio Bruno Fernandes, que regressou aos convocados do treinador Marcel Keizer após cumprir uma partida de suspensão.

Também hoje, o Moreirense pode subir ao quinto lugar isolado, caso se imponha na receção ao Desportivo da Aves, penúltimo classificado, beneficiando da derrota sofrida no domingo pelo Vitória de Guimarães na visita ao Belenenses, por 1-0, que colocou a equipa lisboeta em igualdade pontual com os minhotos.

ECONOMIA

O concurso para a compra de 22 novos comboios pela CP -- Comboios de Portugal é lançado hoje, em Marco de Canaveses, distrito do Porto, com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Planeamento, Pedro Marques.

O contrato para a compra de 22 unidades automotoras, por 168 milhões de euros, tem um prazo de execução de oito anos, segundo o anúncio do procedimento publicado na sexta-feira em Diário da República.

Em causa está a compra de 12 unidades automotoras bimodo e dez unidades automotoras elétricas, respetivas peças de parque e ferramentas especiais e a prestação de serviços de manutenção, preventiva e corretiva, acompanhada da prestação de serviços de formação, por um preço base de 168,21 milhões de euros.

O critério de adjudicação será a melhor relação qualidade-preço.

INTERNACIONAL

O relator da ONU para os Direitos Humanos na Coreia do Norte vai estar em Seul entre hoje e sexta-feira para se reunir com refugiados norte-coreanos e analisar a situação naquele país, divulgou a organização.

O relator, o argentino Tomás Ojea Quintana, vai também reunir-se com altos funcionários do Governo da Coreia do Sul e representantes da sociedade civil, com o objetivo de recolher informações sobre a situação atual dos direitos humanos na Coreia do Norte.

O regime norte-coreano de Kim Jong-un ainda não concordou em permitir a entrada do relator da ONU na Coreia do Norte, apesar dos repetidos pedidos das Nações Unidas.

Ojea dará uma conferência de imprensa a 11 de janeiro, em Seul, para relatar os resultados das suas reuniões.

A ONU denunciou abusos sistemáticos dos direitos humanos na Coreia do Norte, que podem incluir crimes contra a humanidade, de acordo com uma investigação publicada em 2014 por uma comissão de especialistas da organização.

Uma delegação norte-americana que integra o conselheiro para a segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, e o representante especial para Síria, Jim Jeffrey, visita Ankara a partir de hoje para discutir a situação na Síria.

A visita surge depois de, na sexta-feira, Ancara condenar declarações do chefe da diplomacia norte-americana feitas na quinta-feira, nas quais Mike Pompeo alertou contra um “massacre” dos curdos na Síria pela Turquia, denunciando uma “preocupante falta de informação”.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no mês passado a saída dos cerca de 2.000 soldados colocados na Síria, que combatiam os ‘jihadistas’ do grupo Estado Islâmico.

A medida foi criticada por aliados de Washington e provocou as demissões do secretário da Defesa, Jim Mattis, e do enviado especial dos Estados Unidos para a coligação anti-jihadista internacional, Brett McGurk.

PAÍS

O município de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, e o Governo assinam hoje o contrato de cooperação para reabilitação do Posto Territorial da GNR, uma obra aguardada há anos no concelho.

Segundo um despacho conjunto das Finanças e da Administração Interna, conhecido em dezembro passado, o Governo revogou a decisão de 2015 de um financiamento até 472 mil euros e autorizou uma despesa “até ao montante máximo de 660.800 euros, para os anos de 2019 e 2020”.

Os encargos da empreitada são assumidos pela Secretaria Geral da Administração Interna e a obra fica a cargo da Câmara de Macedo de Cavaleiros, tal como já constava no acordo de 2015, que não chegou a sair do papel.

O anterior presidente da autarquia, o social-democrata Duarte Moreno, atribuiu o impasse do projeto a “indefinições por parte da tutela quanto às especificidades do projeto”.

A cerimónia será presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

SOCIEDADE

Os funcionários judiciais iniciam hoje um novo período de greve que vai decorrer diariamente em diferentes tribunais e noutros organismos do sistema judiciário de todo o país, até ao final do mês de janeiro.

A paralisação é convocada pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e acontece depois de um conjunto de greves parciais de duas horas diárias que decorreu entre 05 de novembro e 31 de dezembro.

Em causa estão a renegociação do estatuto profissional, a tabela remuneratória, matérias relacionadas com o ingresso na carreira, promoções e regime de aposentação.

Instituições de ensino, académicos, alunos e decisores políticos começam hoje a debater o futuro do ensino superior em Portugal, na “Convenção Nacional do Ensino Superior 20/30”, organizada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

A iniciativa que arranca hoje no ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa está dividida em seis sessões, que vão realizar-se ao longo deste ano e em 2020, e pretende, segundo a reitora do ISCTE e ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, “colocar a política do ensino superior na agenda do debate público”.

O presidente do CRUP e reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fontainhas Fernandes, adiantou que a convenção pretende também criar o que muitas vezes falta aos reitores e ao ensino superior: tempo de reflexão.

O CRUP quer que desta primeira sessão da convenção e das que se lhe seguirem -- ainda em 2019, antes das eleições legislativas, preveem-se outras duas, nas universidades de Aveiro e do Porto -- saia uma “agenda para a década, que dê ao ensino superior uma ideia delineada de futuro”.

Hoje estarão em análise temas como o acesso ao ensino superior, financiamento, condições de vida dos estudantes, desde o alojamento à ação social escolar, comparação com os restantes países europeus e inovação no ensino, como pistas para tentar explicar a razão de em Portugal mais de 60% dos jovens não prosseguirem estudos superiores.