País

Drama da baixa natalidade combatido com a ajuda de mães estrangeiras

É um dos temas em destaque na imprensa nacional

Foto DR
Foto DR

Há 28 freguesias em Portugal onde não nascem bebés há pelo menos cinco anos. A notícia tem por base dados do Instituto Nacional de Estatística e faz manchete hoje no jornal Público. O matutino escreve que são freguesias do interior do país, mas também dos Açores. O aumento da natalidade em 2018 ficou a dever-se sobretudo ao maior número de filhos nascidos de mães estrangeiras, acrescenta a notícia. Na capa deste jornal está ainda a abdicação do imperador Akihito. “Dez minutos bastam para acabar com uma era histórica no Japão”, diz a frase que acompanha a foto maior da primeira. Na mira ainda uma nova crise dos combustíveis e as eleições em Espanha.

O caso de empresários da construção civil burlados está em tamanho maior no JN. Em destaque na edição igualmente o caso da Igreja que se divide na investigação sobre abusos sexuais. O matutino refere que o Bispo do Funchal junta-se aos que criticam a criação de comissões de protecção.

No Diário de Notícias, as garrafais vão para o aeroporto de Lisboa. “Regressam os atrasos nas chegadas”. Em causa o caos no controle de passaportes que os operadores turísticos classificam de “intolerável”. A imagem em grande plano é de Sánchez, presidente do governo espanhol e secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), as suas opções nestas eleições e a “segunda volta”. O Diário de Notícias chama ainda para a primeira página os carros eléctricos que vão aumentar 40 vezes até 2030.

“Sócrates mora em casa de Angolano”, coloca em maior o Correio da Manhã. Escritor-fantasma de livro assinado por ex-primeiro-ministro esteve 40 minutos no tribunal. Em chamada de primeira-página ainda os casamentos gay que dispararam, diz o jornal, e “Vieira trava euforia no Benfica”.

No i, a notícia maior é de que só em 2020 o público vai ficar a saber se Sócrates vai a julgamento. O jornal dá ainda quase metade da capa à notícia de que os pais acham que as crianças brincam pouco e ainda “Guerra nos Combustíveis”, com os sindicatos a ameaçarem parar o país.

No Negócios, Mário Centeno já cobrou 400 milhões em impostos a mais este ano. As receitas estão a crescer o dobro do previsto no Orçamento de Estado, escreve o jornal. Nesta edição a direcção destaca também o adeus de Paulo de Azevedo na liderança da Sonae e o que esperar de Cláudia, a nova líder.

Nos desportivos, a vitória do FC Porto no Europeu de Sub-19. “Dragõezinhos de ouro”, escreve A Bola. O Jogo preferiu o título ‘Príncipes da Europa”. O Record passa ao lado conta “Como Lage virou o jogo” a favor do Benfica.