Mundo

Queda de plataforma em festival ortodoxo na Etiópia mata pelo menos dez pessoas

FOTO EPA
FOTO EPA

Pelo menos dez pessoas morreram e cerca de cem ficaram hoje feridas no norte da Etiópia após a queda de uma plataforma de madeira, onde assistiam ao festival ortodoxo da Epifania, de acordo com agências noticiosas internacionais.

O incidente aconteceu por volta das 8 horas locais (5 horas em Lisboa), na cidade de Gondar, no norte do país, durante o Festival da Epifania Etíope, Timkat, considerada Património Cultural Imaterial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2019.

Dois médicos do Hospital Universitário de Gondar, citados pela agência France-Presse, a quem falaram sob anonimato, contaram a morte de pelo menos dez pessoas.

“Neste momento temos dez mortos”, disse um dos médicos à AFP, tendo o outro confirmado o número de mortos.

O festival Timkat é um dos mais importantes para os ortodoxos da Etiópia, que representam cerca de 40% dos 110 milhões de habitantes do país.

Celebrado em todo o país, as cerimónias mais conhecidas deste festival ocorrem em Gondar, antiga capital do império etíope, a 700 quilómetros a norte da actual capital, Adis Abeba.

De acordo com um responsável de Gondar, Tesfa Mekkonem, a estrutura tinha sido instalada por “profissionais”.

“Os jovens queriam participar [na celebração], por isso subiram para cima dela”, referiu Mekkonem, acrescentando que “havia muita gente e [a estrutura] estava sobrecarregada”.

Mekkonem considerou que a distinção do Timkat como património imaterial da UNESCO contribuiu para aumentar o número de espectadores na edição deste ano do festival.

Um dos médicos entrevistados pela AFP assinalou que as estruturas de madeira erguidas anualmente para o festival comportavam um risco desnecessário.

“Eu não quero dizer que o que aconteceu foi totalmente evitável, mas este tipo de estrutura temporária não deveria ter sido construído”, afirmou o médico.