Mundo

Pelo menos 30 mortos em colapso de mina de ouro no leste do Afeganistão

None

Pelo menos 30 pessoas morreram hoje no desmoronamento de uma mina de ouro selvagem, cavada por aldeões no leito de um rio no nordeste do Afeganistão, disseram fontes oficiais.

Os aldeões trabalhavam regularmente no leito deste rio para encontrar ouro e acabaram por cavar um poço de 60 metros de profundidade e estavam lá dentro quando se deu o colapso, disse Mohammad Rustam Raghi, governador de um distrito da província de Badaquistão, onde ocorreu o acidente.

“Os aldeões utilizaram uma escavadora para fazer aquele grande buraco no rio quando tudo desabou sobre dezenas de trabalhadores, pelo menos 30 pessoas morreram e sete ficaram feridas”, acrescentou.

A causa do colapso não está completamente clara, disse o porta-voz do governador, Nik Mohammad Nazari, à AFP, referindo que as pessoas que estavam a cavar não eram profissionais.

Os aldeões exploram a mina há décadas, sem controlo do governo”, disse Nazari.

“Enviámos uma equipa de resgate, mas os moradores já começaram a remover corpos”, acrescentou.

Badaquistão é uma província montanhosa isolada afegã onde os deslizamentos de terra são frequentes, especialmente no inverno, quando está muita neve.

A região é rica em recursos minerais, muitos dos quais são explorados ilegalmente, inclusivamente pelos talibãs. O isolamento e o conflito em curso, bem como a falta de controlo oficial, desencorajam da exploração dos recursos as empresas internacionais.