Mundo

Faz hoje dois anos que Ronaldo foi eleito o melhor futebolista do Mundo na Gala FIFA

Fique com uma lista dos principais acontecimentos registados no dia 9 de Janeiro ao longo dos séculos

None

Principais acontecimentos registados no dia 09 de janeiro:

1154 - D. Afonso Henriques concede foral à vila de Sintra.

1242 - Paio Pires Correia toma Silves aos mouros.

1522 - Adriano de Utrecht, regente de Espanha, é eleito Papa com o nome de Adriano VI. É o último pontífice não italiano até João Paulo II.

1558 -- Independência do cantão de Genebra.

1753 -- Nasce a cantora lírica Luísa Todi.

1913 - Toma posse o primeiro Governo republicano liderado por Afonso Costa.

1944 -- II Guerra Mundial. As tropas norte-americanas tomam a localidade italiana de San Vittore.

- Primeiras forças militares norte-americanas desembarcam no porto de Angra do Heroísmo. 532 técnicos envolvem-se nos trabalhos de terraplanagem e são os responsáveis pela atual configuração do aeroporto das Lajes, com cinco pistas, a mais extensa com 4.000 metros.

1968 - A nave norte-americana Surveyor-7, não tripulada, pousa na lua.

1973 - O Governo de minoria branca da Rodésia encerra as fronteiras com a Zâmbia.

1976 - Abre a Universidade dos Açores.

1979 - Morre o arquiteto Pier Luigi Nervi, com 87 anos.

1981 -- Toma posse o VII Governo Constitucional, de Francisco Pinto Balsemão.

1983 -- É dissolvida a Assembleia da República.

1987 - Entra em vigor a primeira Constituição da Nicarágua, elaborada pelo regime sandinista.

1991 -- Escalada para a Guerra do Golfo. Malogro das conversações, em Genebra, entre o secretário de Estado norte-americano James Baker e o ministro iraquiano Tarek Aziz.

1995 -- Morre o ator britânico Peter Cook, com 57 anos.

2004 -- Morre, com 94 anos, o filósofo italiano Norberto Bobbio, nome chave da ciência política europeia.

2005 -- Mahamud Abbas, da Fatah, é eleito presidente da Autoridade Palestiniana.

- O vice-presidente sudanês Ali Osman Taha e o líder do Exército Popular de Libertação do Sudão John Garang assinam o acordo de paz para o Sul do país.

2006 - O Congresso do estado norte-americano de Nova Jersey decide suspender a aplicação da pena de morte.

2007 - A Apple apresenta o iPhone, o novo produto da marca que combina as funções de um telemóvel com um iPod.

- Começa, em Díli, o julgamento do antigo ministro do Interior timorense Rogério Lobato, acusado de ter distribuído armas a civis.

- O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, inaugura o primeiro ministério da Defesa do país desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

- O português de origem nigeriana Francis Obikwelu, vencedor dos 100 e 200 metros nos campeonatos europeus de Gotemburgo, Suécia, é eleito Atleta Europeu do Ano, numa iniciativa da Associação Europeia de Atletismo.

- Morre, aos 93 anos, Jean-Pierre Vernant, historiador, antropólogo e filósofo francês, especialista na cultura da Grécia antiga.

2008 - A fundadora do Partido da Nova Democracia, Susana Barbosa, anuncia a sua desfiliação do PND e a constituição de uma nova formação política, o Partido da Liberdade.

- A Câmara de Lisboa aprova o protocolo com a organização do festival de música Rock in Rio, que prevê o pagamento pela promotora de 800 mil euros de contrapartidas, que incluem a construção de uma ponte.

2010 - Morre, aos 78 anos, o ex-guarda-redes internacional português de futebol Acúrsio, que jogou no FC Porto durante a década de 1950.

2011 - O antigo capitão de abril Vítor Alves morre, aos 75 anos, no Hospital Militar, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

- Morre, aos 82 anos, o cineasta britânico Peter Yates, que realizou o célebre “Bullit”, com Steve McQueen, e “O Maior Roubo de Sempre”.

- Morre, aos 57 anos, a cantora e compositora Debbie Friedman.

2012 - O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, conquista pela terceira vez consecutiva o troféu para melhor jogador do Mundo. Pepe Guardiola é eleito o melhor treinador.

- Morre Malam Bacai Sanha, presidente da Guiné-Bissau. Tinha 64 anos.

2014 - Cuba e os Estados Unidos retomam o diálogo sobre política migratória.

2015 - A polícia francesa lança o assalto ao supermercado ‘kosher’ no leste de Paris, onde um homem armado fez vários reféns. Mais tarde, vários reféns são libertados e as forças de segurança confirmam a morte de pelo menos quatro dos reféns sequestrados. Unidades de elite da polícia francesa matam os dois suspeitos do ataque de 07 de janeiro contra o jornal satírico Charlie Hebdo.

2016 - Os separatistas catalães chegam a acordo para a formação de um governo regional e assim evitar novas eleições, o que implica a demissão de Artur Mas, noticia a agência AFP, citando uma fonte do governo regional.

2017 - Cristiano Ronaldo é eleito o melhor futebolista do mundo em 2016, na Gala FIFA, em Zurique, na Suíça.

- O treinador italiano Claudio Ranieri é o melhor treinador do mundo em 2016, superando o selecionador português Fernando Santos.

- Morre, aos 91 anos, Zygmunt Bauman, sociólogo polaco definido como um dos nomes-chave “para se entender o século XX” e criador do conceito da “modernidade líquida”, aos, na cidade inglesa de Leeds.

2018 - Altos representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte retomam o diálogo, com a primeira reunião em mais de dois anos centrada em facilitar a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno.

=====================.

Este é o nono dia do ano. Faltam 356 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A terra inteira é uma só alma, somos parte dela”. Poema ameríndio mudado para português por Herberto Helder (1930).