Mundo

Estudantes dos EUA em protesto lançam apelo para o fim das armas de fogo

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Dezenas de milhares de estudantes norte-americanos do ensino básico e secundário saíram hoje à rua para exigir dos seus eleitos e da administração de Donald Trump medidas concretas contra as armas de fogo.

Frente à Casa Branca, em Washington, centenas de jovens fizeram ecoar as suas palavras de protesto: “Protejam o nosso futuro, não as armas de fogo” ou “Não bastam as orações”, refere a agência noticiosa France-Presse.«’

Esta acção, que decorreu em todo o país e designada “National School Walkout’, também se destina a prestar homenagem às vítimas do ataque com uma arma de assalto num liceu da Florida, um mês após o grave incidente.

A manifestação nacional iniciou-se às 10 horas locais e deveria prolongar-se por 17 minutos, um minuto por cada uma das 17 pessoas mortas a tiro em 14 de Fevereiro no liceu em Parkland.

No entanto, em numerosas escolas, os estudantes decidiram prolongar a iniciativa.

Para hoje estão previstos mais de três mil desfiles de protesto por todo o país e ainda em diversas regiões do mundo, referiram os organizadores citados pela Associated Press (AP).

No início do protesto, o Presidente Donald Trump estava a viajar em direcção a Los Angeles.