Mundo

Cinquenta e dois mortos devido a consumo de álcool adulterado na Índia

FOTO iStock
FOTO iStock

O número de mortos devido ao consumo de alto adulterado em dois distritos fronteiriços dos Estados de Uttarakhand e Uttar Pradesh, na Índia, aumentou hoje para 52 depois da morte de 20 pessoas nas últimas horas, anunciaram fontes oficiais.

A maioria dos mortos é do distrito de Saharanpur, no Uttah Pradesh, onde morreram 36 pessoas, encontrando-se entre 15 e 20 hospitalizados além de outros que já receberam alta hospitalar depois de terem recebido tratamento, indicou o superintendente da polícia local, Dinesh Kumar.

Os restantes mortos residiam nas aldeias da área administrativa de Haridwar, em Uttarakhand, onde foi distribuído o licor.

Inicialmente, pensava-se que as bebidas tinham sido servidas durante ritos funerários, explicou, na sexta-feira, o superintendente da polícia local, Janmajay Khanduri.

As autoridades apuraram, porém, que o álcool fora obtido noutro local, não foi consumido em qualquer cerimónia fúnebre e foi consumido em diferentes aldeias, precisou a mesma fonte.

As autoridades das duas regiões suspenderam vários comandantes das forças de segurança e funcionários da Administração após o ocorrido.

A ingestão de álcool ilegal e adulterado na Índia só acontece em zonas rurais ou em áreas pobres das cidades devido ao seu baixo preço.

O líquido resultante contém pesticidas e outras substâncias nocivas para a saúde.

O maior envenenamento nos últimos anos ocorreu em dezembro de 2011, no Estado de Bengala, no leste da Índia, onde mais de 130 pessoas morreram após terem ingerido álcool adulterado.