Recorde de participantes no curso de resposta médica a grandes incidentes na Madeira

17.º curso MRMI junta cerca de 150 profissionais da saúde e da protecção civil no Centro de Salvamento Costeiro em Santa Cruz

None Ver Galeria

A cerimónia de abertura do Curso MRMI, na área da Protecção Civil decorre na manhã desta segunda-feira, nas instalações do SANAS, no Centro de Salvamento Costeiro, em Santa Cruz. Na sessão, presidida Miguel Albuquerque, chefe do executivo madeirense, foi exibito um vídeo a recordar as edições anteriores do evento.

O grupo de instrutores em Trauma e Catástrofe do Madeira Internacional Training Center (MIDTC) vai promover o 17.º curso MRMI (Medical Response to Major Incidents). O curso decorre de 12 a 14 de Novembro de 2018, nas instalações do SANAS e é da responsabilidade formativa e pedagógica do grupo de profissionais afectos ao Serviço de Saúde da RAM e Serviço Regional de Protecção Civil.

Para este curso estão inscritos cerca de 150 profissionais de saúde e de outras áreas de intervenção nomeadamente da área da protecção civil, forças de segurança, gestores, entre outros. Trata-se do curso com maior número de participantes alguma vez feito neste âmbito na Região Autónoma da Madeira.

A maioria dos formandos é da Madeira, mas também haverá participantes da Região Autónoma dos Açores e do continente português, nomeadamente da Região Centro e do Algarve. conta com 28 instrutores

A formação ministrada baseia-se num modelo de simulação avançada, treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multi-vítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multi-vitimas, ou seja, numa catástrofe.

“Com esta formação, pretende-se promover a diferenciação destes profissionais nesta área de gestão e comando de um cenário de catástrofe”, refere uma nota de imprensa da Presidência do Governo Regional.