Madeira

Vento no Aeroporto da Madeira já fez divergir 8 aviões, há dois em espera e vários ‘adiados’

Rajadas de até 78 km/h impede aterragens em Santa Cruz

Foto OD
Foto OD

O vento demasiado forte que se faz sentir junto ao Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo não permitiu ainda nenhuma aterragem em Santa Cruz desde o início da manhã. Até às 10h45 haviam já divergido seis aeronaves de passageiros e mantinha retido em Porto Santo, já desde o final da tarde de ontem, o pequeno ATR da Binter. Além destes voos comerciais, também não o avião cargueiro e um pequeno jacto privado viram-se igualmente impedidos de aterrar esta manhã no Aeroporto da Madeira.

O vento, que na última hora chegou a ‘soprar’ de até 78 km/h (9h30), sendo que o vento médio junto à pista atingiu os 47,5 km/h, é a causa na inoperacionalidade do Aeroporto da Madeira.

Vento que já ontem condicionou os movimentos de chegada ao longo do dia, tendo, entre o final da tarde e princípio da noite, provocado 9 cancelamentos (5 chegadas e 4 partidas).

Depois de ter dado tréguas ao final da noite, voltou a ‘enfurecer’ durante a madrugada, sendo que desde o amanhecer nenhum avião, e já são 8, aterrou. Entretanto há outras duas aeronaves ao largo da costa Norte da Madeira na habitual espera aos círculos.

O resultado dos contratempos atmosféricos só não é ainda mais penalizador, porque entretanto há voos que já foram reprogramados para mais tarde, sendo que a meteorologia prevê que o vento comece a abrandar a partir do início da tarde.