Madeira

Velejador Miguel Sá realiza viagem em navegação solitária com destino a Cabo Verde e à Cidade da Praia

None

O velejador Miguel Sá parte este sábado, dia 19, pelas 13 horas, na Marina do Funchal, para a viagem em navegação solitária que tem como destino o Arquipélago de Cabo Verde e a Cidade da Praia, no âmbito do Projecto Re-Navegar. O Re-Navegar pretende efectuar a ligação marítima em barco à vela e em solitário, entre o Funchal e as suas cidades geminadas no Atlântico.

A cidade do Funchal e a Cidade da Praia estão geminadas desde 17 Julho de 2003, com o objectivo de fomentar a cooperação e intercâmbio nos domínios considerados de relevante interesse para ambas as partes, designadamente cooperação económica e empresarial, turismo, ambiente e património, educação e formação profissional, fomento cultural e desportivo e organização de serviços municipais.

A realização desta viagem pretende reactivar esses laços de cooperação, através de uma viagem em navegação solitária, ela própria motivo de destaque na relação Atlântica que une estas duas cidades. O programa da viagem à cidade da Praia, Capital da República de Cabo Verde, situada a Sul da Ilha de Santiago, inclui escalas nas Selvagens, La Palma, Gomera e Hierro, nas Canárias e visitas às outras ilhas habitadas do Arquipélago de Cabo Verde, onde haverá oportunidade para estabelecer contactos com a comunidade local, em especial, a nível das autarquias e outras entidades em cada ilha, com apresentação da iniciativa e descrição das características e peripécias de uma navegação solitária, que replica, em algumas etapas, rotas do tempo das descobertas e do comércio entre os Arquipélagos. Serão entregues livros e outros materiais de âmbito cultural e educativo para cada comunidade, levando o nome da cidade do Funchal e dos patrocinadores desta aventura a todas essas paragens onde os portugueses, e os madeirenses em particular, já foram visitantes assíduos.

A acompanhar a partida do velejador para esta aventura estarão presentes, pelas 12h30, a Vereadora Madalena Nunes, em representação do Presidente do Município do Funchal, António Fontes, Presidente do Clube Naval do Funchal, Rafael Santos, Director Executivo da Associação do Filme, Televisão e Multimédia da Madeira, diversos patrocinadores, familiares e amigos do velejador.

A aventura poderá ser acompanhada na página de facebook “Re-Navegar-2019-Funchal-Praia”. Está também prevista uma divulgação actualizada da localização deste navegador solitário através do dispositivo GPS disponível a bordo e que transmite a posição da embarcação para uma página de internet em: https://eur-share.inreach.garmin.com/U4ATE.