Madeira

Termina quinta-feira Semana da Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos

None

À semelhança dos anos anteriores, o SESARAM iniciou ontem, 6 de Maio, a Semana do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos, organizada pelo grupo de coordenação do programa no Serviço de Saúde da RAM, coordenado pela médica Margarida Câmara, até quinta-feira, 9 de Maio.

Segundo nota do SESARAM, o programa deste ano aborda o tema ‘Cuidados Seguros para Todos. Está nas Tuas Mãos’ e contempla a abordagem de várias temáticas, nomeadamente, ‘Vigilância Epidemiológica (VE) das Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS)’, ‘Projecto STOP Infecção Hospitalar - Experiências de Sucesso’, ‘Antibióticos e Resistências’, ‘Estratégia Multimodal para a Promoção das Precauções Básicas de Controlo da Infecção (PBCI)’ e ‘Experiências em Surtos de Infecção’.

Paralelamente a estas conferências que terão lugar no Hospital Dr. Nélio Mendonça, serão dinamizadas actividades nos Centros de Saúde e na Rede Regional dos Cuidados Continuados da RAM, juntamente com acções de sensibilização nas Escolas e Lares da RAM.

A ideia é sensibilizar os mais novos e outros profissionais para a importância da prevenção e controlo de infecção na comunidade através de actividades dinamizadas em parceria com a Secretaria Regional da Saúde, Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP – RAM (IASAÚDE), Secretaria Regional da Educação, através da Direcção Regional da Educação, Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social da Madeira.

O programa marca a 5.ª edição desta campanha que tem como objectivo “alertar os profissionais de saúde, os utentes, visitantes e púbico em geral para o cumprimento rigoroso das boas práticas de prevenção e controlo da infecção e da resistência aos antimicrobianos”, refere a mesma nota.

Por fim, importa recordar que a aplicação do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e de Resistência aos Antimicrobianos na RAM tem sido “um sucesso”, sendo que verifica-se uma “redução de 50% na taxa de infecção, com a adopção de medidas básicas de prevenção”.