Madeira

Saiba o que consta da agenda desta quarta-feira

None

Dia do Concelho de Machico

O Município de Machico comemora esta quarta-feira o dia do concelho. O programa apresentado pela Câmara indica que haverá pelas 10 horas, a cerimónia do hastear da bandeira, no Paços do Concelho, seguindo-se, pelas 10h30, a Sessão Solene, no Solar do Ribeirinho. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque marcará presença na ocasião.

Cimeira Cultural Atlântica Madeira/Cabo Verde é apresentada

A Cimeira Cultural Atlântica Madeira/Cabo Verde é apresentada em conferência de imprensa pelas 15 horas no Fórum Machico (Café Literário FNC291)

A apresentação será conduzida por Sérgio Nóbrega e José Paulo do Carmo, Fundadores da Atlanticulture e contará com a presença da secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço e do presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, além do moderador da cimeira, Ricardo Miguel Oliveira, director do DIÁRIO e TSF-Madeira.

A Cimeira Cultural Atlântica Madeira/Cabo Verde terá lugar a 7 de Junho, no Grande Auditório do Atlanticulture Center (Forúm Machico) e contará com as presenças confirmadas de José Ulisses de Pina Correia e Silva, Primeiro–Ministro do Governo de Cabo Verde, Abraão Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas do Governo de Cabo Verde, e Eurico Monteiro, embaixador de Cabo Verde em Portugal.

Visita à ETAR de Câmara de Lobos

No âmbito da componente tecnológica ‘Protecção ambiental’, para a gestão sustentável da água, a Escola Básica e Secundária do Carmo, vai promover, às 11h30, uma visita à Estação de Tratamento e Águas e Resíduos (ETAR) de Câmara de Lobos. A visita será acompanhada pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada.

Campeonato Europeu de Masters 2020 no Funchal

Esta quarta-feira, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se uma conferencia que tem como principal finalidade a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal Funchal (CMF), a Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM) e a European Masters Athletics, com vista à realização do Campeonato Europeu de Masters 2020 em Meia Maratona, Marcha e Corta Mato, no Funchal. Será, igualmente, assinado na ocasião o protocolo relativo à realização do Campeonato Europeu de Montanha 2020 na Região. O vereador da CMF, João Pedro Vieira, estará presente na ocasião.

Tomada de posse na Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, preside à cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais da Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM, pelas 19 horas, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Visita ao Centro de Saúde da Calheta

Os secretários regionais dos Equipamentos e Infra-estruturas e da Saúde, Amílcar Gonçalves e Pedro Ramos respectivamente, vão visitar esta quarta-feira, pelas 11h30, o Centro de Saúde da Calheta, edifício que neste momento está a ser intervencionado com obras de remodelação/ampliação.

Dia da Segurança Social

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, presidirá esta quarta-feira, pelas 16h30, no auditório da Segurança Social, à sessão de encerramento do Dia da Segurança Social.

Palestra sobre elemento carbono

À semelhança do que vai acontecer por todo o país, também aqui na Madeira serão realizadas diversas actividades para comemorar os 150 anos da descoberta do Sistema Periódico pelo cientista Dmitri Mendeleiev, conhecimento que é, hoje em dia, considerado um dos maiores marcos científicos na História da humanidade.

Neste sentido, e numa organização conjunta do Centro de Química da Madeira (CQM) e da Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), através do Clube de Ciências Físico-químicas, realiza-se esta quarta-feira, mais uma conferência, desta vez dedicada ao tema ‘Carbono: o Elemento da Vida!’.

A conferência terá lugar nas instalações da ESJM, pelas 9h45, e será proferida por Paula Castilho, investigadora sénior do CQM.

Apresentação do projecto ‘Portas Abertas 2019’

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho apresenta esta quarta-feira, o projecto ‘Portas Abertas 2019’, que terá lugar no Centro de Formação Profissional da Madeira (CFPM).

Esta iniciativa da Secretaria Regional de Educação, através do Instituto para a Qualificação, IP-RAM, realizar-se-á nos dias 9 e 10 de Maio, entre as 9 e as 16 horas, no CFPM, altura em que este espaço estará de portas abertas para dar a conhecer a oferta formativa, não só do CFPM, mas também da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, apresentando ainda as actividades relacionadas com o contexto formativo, através de visitas e demonstrações às várias oficinas e espaços de formação.

Os visitantes terão ainda a possibilidade de conhecer os respectivos equipamentos e materiais, assim como visitar as exposições temáticas realizadas pelos formandos do CFPM.

Esta quinta edição do ‘Portas Abertas 2019’ integra as comemorações dos 40 anos do Instituto para a Qualificação, IP-RAM.