Madeira

Programas de emprego são oportunidades de integração no mercado de trabalho

None

A secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais salientou esta manhã os benefícios dos programas de emprego levados a cabo pelo Instituto de Emprego da Madeira (IEM) para a inserção das pessoas no mercado de trabalho, sobretudo quando deixam a sua marca positiva e quando demonstram que querem aprender e dar o seu melhor.

Além de ser benéfico para a auto-estima voltar a ter uma ocupação profissional, estes programas são, para Rita Andrade, uma oportunidade de emprego que nem sempre surgem no imediato, mas que podem abrir portas meses mais tarde, pelo que é importante optimismo e pensamento positivo. “Estamos num meio pequeno e por vezes a entidade empregadora não tem capacidade para contratar naquele momento, mas ao fim de alguns meses, se a pessoa deixou uma marca positiva, é possível que volte a reintegrar a empresa” referiu a governante, salientando que este é um trabalho conjunto entre as pessoas e o Governo Regional.

Apesar de ser o mercado privado quem contrata neste momento, Rita Andrade alertou para o facto de o Governo abrir vagas para uma série de áreas, com preferência para quem tem frequentado os programas de emprego porque já conhecem os serviços. Ainda assim, cada um tem de ter um “bom desempenho profissional e uma boa atitude”, demonstrando flexibilidade nas tarefas executadas.

A ida ao IEM serviu para Rita Andrade dirigir algumas palavras de incentivo a quem vai iniciar agora uma nova série de programas de emprego.