Madeira

‘Piquenique Saudável’ junta quase 200 na Praça do Povo

A iniciativa, no âmbito do projecto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis, incentiva as boas práticas alimentares

None

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, levou a efeito, nesta manhã de 8 de Maio, um ‘Piquenique Saudável’ que juntou cerca de 180 participantes, entre alunos e professores, na Praça do Povo.

A iniciativa, promovida no âmbito do projecto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES), contou com a presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, que incentivou os alunos a seguirem os princípios das boas práticas alimentares.

“Na alimentação e na prática desportiva, tenham comportamentos assertivos no dia a dia para que o vosso crescimento seja saudável. Tenham presente o princípio de que desde pequeninos traçamos o nosso destino”, sublinhou Jorge Carvalho, apelando aos jovens para espalharem a palavra. “Levem esta mensagem aos vossos amigos e às vossas famílias. Não chega só a Escola ser um espaço saudável, é importante que os vossos frigoríficos e armários sejam também espaços saudáveis”, concluiu.

Recorde-se que a RBES teve início no ano lectivo 2001/2002 em seis escolas, que passaram a disponibilizar uma ementa saudável aos alunos nos respectivos bares. No presente ano lectivo esta rede integra 15 estabelecimentos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira.

Este projecto tem como objectivo principal a sensibilização e formação de toda a comunidade escolar (docente, não docente, alunos e famílias) para a educação alimentar, isto é, escolher e confeccionar alimentos nutricionalmente consistentes e adoptar dietas diversificadas e de qualidade nutricional, alertando-se igualmente para os riscos das estratégias de marketing apelativas ao consumo de produtos alimentares nocivos.

A finalidade última é que os alunos e respectivas famílias, num processo educativo interligado e contínuo, ao longo da vida, façam escolhas nutricionalmente equilibradas em detrimento de outras que se possam constituir como alternativas menos saudáveis e com repercussões indesejáveis para o indivíduo e a sociedade.