Madeira

Paulo Cafôfo enalteceu papel dos psicólogos nas escolas

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, acompanhou, esta manhã, a abertura da Conferência ‘Infância e Desenvolvimento: desafios à intervenção e articulação entre serviços’, promovida pela Delegação Regional da Madeira (DRM) da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), a decorrer durante o dia de hoje no Colégio dos Jesuítas.

Paulo Cafôfo parabenizou, desde logo, Renato Carvalho, “pela dinâmica que tem conseguido na Ordem dos Psicólogos sob a sua liderança, que é essencial para ajudar-nos a nós, políticos, na implementação de políticas adequadas, mas também diversos profissionais de diferentes sectores como a saúde e educação. Congregando um conjunto de esforços e potencializando o que podemos fazer juntos”.

“Preocupamo-nos com o envelhecimento ativo, pois a nossa sociedade está a envelhecer, é uma realidade latente no nosso país, mas por vezes esquecemo-nos dos mais novos, que são o futuro. Os tempos atuais são muito complexos, mas não devemos ter medo. Temos de encarar esta complexidade como um desafio e, a partir dos problemas, criar oportunidades”, acrescentou ainda.

O autarca enalteceu o contributo dos psicólogos nas escolas, relembrando que a “educação ocupa um espaço primordial nesta área. Entre tantas responsabilidades entregues à escola, desde financeiras, educacionais e passando até pelas emocionais, acabamos por ficar presos na nossa área de ação e por vezes descuramos outras matérias. É urgente darmos atenção às necessidades dos jovens e é neste contexto que temos de trabalhar em rede.”

Recorde-se que o Funchal está inserido na rede das Cidades Educadoras, e foi reconhecido, também, como Cidade Amiga das Crianças pena UNICEF. Segundo Paulo Cafôfo, “isto não é um facto que devemos interpretar como uma garantia, pois atribui sim, ao Funchal, uma responsabilidade acrescida. O nosso grande desafio é caminhar em frente, avançarmos juntos e trabalhar em rede para a felicidade e liberdade das nossas crianças e jovens”.