Madeira

Noites na Madeira estão cada vez mais frias

None

O desconforto térmico da última madrugada, na Madeira, foi ainda mais acentuado comparativamente às noites anteriores, tendo-se registado temperaturas mínimas na ordem dos 4,7.º C na Bica da Cana, 6.º C no Santo da Serra, 7.º C no Monte, 8.º C na Quinta Grande ou 9,1º C em São Vicente, isto além outros valores mais baixos nos pontos mais altos da ilha.

Em linha com o arrefecimento sentido, as mínimas mais altas não chegaram aos 15.º C, querendo isto dizer que os 14,6.º C, no Porto Moniz, foi a mínima mais alta sentida durante a noite.

Durante o dia as temperaturas até sobem a níveis normais para a época, mas à noite têm caído bastante em diversos locais. Chega a haver diferenças na ordem dos 10 graus, o que não é muito habitual para a Região. A máxima de hoje registou-se no Lido, com o ‘termómetro’ a assinalar 20,2.º C, sendo esta a única estação da rede do IPMA a chegar aos 20, ao nono dia de Janeiro.

No caso da amplitude térmica, São Vicente continua a ser referência nos extremos com 9,1.º C de mínima e 18,9.º C de máxima, embora a mais elevada, hoje, foi a diferença na Bica da Cana com 4,7.º C de mínima e 15.º C de máxima (10,3.º C).

Importa ainda referir que no Porto Santo a temperatura mínima registada durante a última madrugada indicou 10,9º C.

Temperaturas mínimas desde a meia-noite: 4,7.º C (Bica da Cana); 5,1.º C (Pico do Areeiro); 6.º C (Pico Alto); 6,1.º C (Lombo Terça); 6,6.º C (Santo da Serra); 6,8.º (Chão do Areeiro); 7,8.º C (Monte); 8,7.º C (Quinta Grande); 9,1.º (São Vicente e Santana).

Segundo os critérios do IPMA para a emissão de avisos para a Madeira as temperaturas mínimas que suscitem Aviso Amarelo devem de fixar-se entre os 7.º C e os 8.º C na Costa Norte, -2.º C a -1.º C nas Regiões Montanhosas e entre 10.º C a 11.º C na Costa Sul e Porto Santo.