Madeira

“Na RAM o rastreio do cancro da mama está disponível para todas as mulheres”, esclarece a Secretaria da Saúde

None

A Secretaria Regional da Saúde considera importante esclarecer a opinião pública em relação ao investimento feito no rastreio do cancro da mama nos últimos 20 anos. Recorde-se que ontem o JPP denunciou a falta de investimento no rastreio do cancro da mama.

“O rastreio do cancro da mama foi implementado na Região Autónoma da Madeira em 1999. Este ano, mais concretamente no próximo dia 3 de Maio iremos comemorar os 20 anos de existência do rastreio do cancro da mama na RAM”, começa por dizer através de um comunicado de imprensa.

A secretaria refere que “estes 20 anos de rastreio do cancro da mama são resultado da estratégia e de um forte investimento feito pelo Governo Regional na sua implementação, realização e modernização constante dos equipamentos disponíveis à população, a par da formação nos recursos humanos”.

“Esta política de investimento no rastreio do cancro da mama, faz com que hoje a RAM tenha um nível de sobrevivência ao cancro da mama, ao fim dos 5 anos, na ordem dos 85%”, aponta e acrescenta que “na RAM o rastreio do cancro da mama está disponível para todas as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos de idade”.

A secretaria revela que, actualmente, decorre a sétima volta do rastreio, sendo quem ano passado, foi possível rastrear as mulheres residentes nos Caniço, Santa Cruz, Santo António (Funchal), Machico, entre outros.

“Até ao final do ano passado já tinham sido convocados mais de 20 mil utentes residentes nestes concelhos”, revela.

Diz ainda que, actualmente, existem as duas unidades móveis para o rastreio do cancro da mama a funcionar. Uma delas está a rastrear as mulheres residentes no concelho de Santana e a outra está localizada no Centro Dr. Agostinho Cardoso e beneficia directamente as mulheres residentes no concelho do Funchal.

“É importante referir que o rastreio do cancro da mama conta com a colaboração directa de 3 médicos radiologistas e um médico coordenador. A sua colaboração está devidamente regulamentada e enquadrada nas regras de contratação pública”, sustenta.

Destaca, de igual forma, que o Centro de Rastreio da RAM está a ser organizado e irá permitir a centralização, pela primeira vez na Região, dos seguintes rastreios oncológicos: Rastreio do Cancro da Mama; Rastreio do Cancro do Útero; Rastreio do Cancro do Cólon e Reto; Rastreio de Acuidade Visual Infantil e Rastreio da Retinopatia Diabética.