Madeira

Miguel Albuquerque ficou “emocionado” com documentário ‘Portuguese in Hawaii’

None

Miguel Albuquerque foi esta tarde ao Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, para assistir à estreia do documentário ‘Portuguese in Hawaii’, de Nelson Ponta-Garça. O presidente do Governo Regional mostrou-se “emocionado” com o que teve a oportunidade de vislumbrar e destacou “três evidências”.

A primeira evidência passa desde logo pela “projecção Atlântica, universal e cosmopolita da nossa ilha”, mencionou Albuquerque, isto porque hoje somos “uma comunidade pluricontinental e que tem projecção em todo o Mundo”.

“Em segundo lugar, essa projecção está também muito bem evidenciada neste documentário, que é a capacidade de assemelhação e interacção que os madeirenses têm. Temos uma capacidade de nos entrecruzarmos com outras culturas que é extraordinária e singular”, destacou o líder do Executivo, findando o seu raciocínio com a terceira evidência.

“Este documentário, num ponto retrospectivo, também não nos deixa de fazer despertar para uma reflexão sobre a evolução e progresso humano. Acho que é importante relembrar as dificuldades que os nossos antepassados passaram e os sacrifícios que fizeram para assegurar a sua subsistência e uma melhor vida para as futuras gerações, que é no fundo a aventura da emigração e uma evidência daqueles que eram os constrangimentos que os povos insulares tinham de enfrentar. Eram tempos muito difíceis e é bom reflectirmos sobre aquele que foi o nosso progresso humano”, salientou Miguel Albuquerque, frisando que “este não é um documentário apenas da Madeira, mas de muitos povos”.

O documentário, que dedica uma boa parte do conteúdo à presença de madeirenses no Havai, integra o programa de comemorações dos 600 anos da descoberta das Ilhas da Madeira e Porto Santo. ‘Portuguese in Hawaii’ é um de três documentários realizados e produzidos por Nelson Ponta-Garça alusivos à história da emigração portuguesa para a Califórnia, Nova Inglaterra e, como referido, o Havai.

Nelson Ponta-Garça nasceu em Los Gatos, na Califórnia, e tem raízes na ilha de S. Jorge, Açores. É o fundador da NPG Multimédia, empresa sediada em Silicon Valley.